3por4: Escritor Paulo Ribeiro lança livro "O Transgressor" em agosto - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Literatura03/07/2017 | 15h30Atualizada em 03/07/2017 | 15h30

3por4: Escritor Paulo Ribeiro lança livro "O Transgressor" em agosto

Obra é coletânea de contos 

3por4: Escritor Paulo Ribeiro lança livro "O Transgressor" em agosto Marcelo Casagrande/Agencia RBS
"O Transgressor" é a 19ª obra publicada pelo autor Paulo Ribeiro Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Nas referências citadas pelo autor Paulo Ribeiro na sinopse de seu novo livro habitam de George Harrison a Voltaire. Já na apresentação e na contracapa, figuram do lirismo do escritor José Clemente Pozenato até a ¿boca suja¿ do diretor de teatro e roqueiro Mário Bortolotto. 

– Eles não têm nada a ver um com o outro. Eu convidei de propósito mesmo – explica o autor bonjesuense. 

Essa colcha de retalhos costurada já na ¿casca¿ sugere a pluralidade do recheio de "O Transgressor". O livro, cuja capa a coluna antecipa acima, é uma coletânea de contos que reúne universos de personagens distintos, como um pintor atormentado a lutar contra o desejo; ou guerrilheiras enfrentando os horrores da ditadura de 1964. Unindo todos eles está a transgressão anunciada no título. 

– Começa com o narrador transgressivo, o conteúdo é transgressivo, a extensão dos contos é transgressiva, os personagens são transgressivos. É o livro da transgressão. Retrato do país. Mas, ao mesmo tempo, é o país onde ¿tudo está bem¿. É isso que costura todas as histórias. Isso é uma ironia sem tamanho – adianta o escritor, à coluna. 

Capa do livro "O Transgressor" Foto: Manoela Leão / Divulgação

A obra sai pela Kotter Editorial, de Curitiba. O lançamento será em agosto, em data a ser definida. 

– Outra característica destes contos, seguindo uma tendência contemporânea, é a de não deixar claramente delimitada a fronteira entre ficção e documentário – opina Pozenato, na abertura do livro. 

Leia Mais:
"Se tu baixas tua expectativa financeira, tu podes ser o que quiser", aconselha Otto Guerra, homenageado deste ano em Gramado
3por4: Espetáculo Korvatunturi terá sessões extras no mês de julho, em Gramado

O Transgressor, 19º lançamento da carreira de Paulo Ribeiro, também reforça a visão do autor perante o Brasil atual. 

– É uma visão muito pessimista, embora tratada com humor e sarcasmo. Mas eu não desisti do Brasil. O livro é a prova que eu ainda não desisti, estou na trincheira com as minhas armas – revela.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApahand/UCS/Farroupilha estreia na elite do handebol feminino após temporada fora https://t.co/YBFV1xUTGS #pioneirohá 28 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPrefeitura de Caxias aperta o cerco à venda de produtos colonias sem registro https://t.co/UycVpQ8eNp #pioneirohá 55 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros