Violeiros de Caxias do Sul e região se encontram neste sábado em Ana Rech  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Celebração02/06/2017 | 15h45Atualizada em 02/06/2017 | 18h44

Violeiros de Caxias do Sul e região se encontram neste sábado em Ana Rech 

Reunião será no Bela Vista Parque Hotel, com entrada gratuita

Violeiros de Caxias do Sul e região se encontram neste sábado em Ana Rech  Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Diversas gerações unidas para celebrar uma paixão em comum. Assim será o 1º Encontro de Violeiros de Ana Rech (1º Evar), marcado para este sábado, no Bela Vista Parque Hotel. Regada a chimarrão, a reunião é aberta e não terá somente apresentações musicais, mas também um debate para abordar, entre outras pautas, a importância de resgatar a história do instrumento de 10 cordas na tradição musical gaúcha. Como ressalta o organizador do encontro, o caxiense Valdir Verona, a viola não serve apenas à música caipira, como acredita o senso comum. É a importância do instrumento de 10 cordas para a música gaúcha que precisa ser resgatada.

— Há um dito popular de que a viola foi abandonada no Sul. Não chega a ser verdade, mas quando a música caipira chegou aqui pelo rádio, isso influenciou os violeiros a tocar daquele jeito. Como a gaita se tornou o principal instrumento da música gaúcha, passou-se a acreditar que a nossa música é de gaita e a caipira é de viola. Isso foi desestimulando os músicos a tocar os ritmos do Sul na viola —explica. 

Leia mais
Trabalhos do Clube do Fotógrafo de Caxias são finalistas da 20ª Bienal de Arte Fotográfica em Cores
Nivaldo Pereira: A geminiana Caxias
Vale Central do Estado investe no plantio de uvas e na produção de vinhos, espumantes e sucos de uvas
Murilo Couto apresenta peça de stand-up neste domingo, em Caxias

Ainda segundo Verona, existe um espaço para a música gaúcha que vai além das nossas fronteiras, mas que é pouco explorado uma vez que os instrumentistas — em especial os violeiros — preferem se debruçar sobre ritmos de outras regiões. 

— Tocar músicas da nossa terra na viola é muito importante. Quando saí do Rio Grande do Sul para participar de encontros em Curitiba ou São Paulo, por exemplo, me dei conta de que as pessoas cobram que a gente toque músicas daqui. Até porque são lugares em que muita gente já toca a viola caipira, e por isso o que desperta a curiosidade é tocar algo diferente disso — analisa. 

Entre os artistas já confirmados no encontro, estão músicos bastante conhecidos pelos bairros de Caxias e de programas de rádios populares, como as duplas Tião do Mato & Zé da Mata e Vilson Mello & Cedenir, além de talentos mais recentes como Felipe Kuquertt, que no projeto instrumental Diagrama mistura a moda de viola ao rock progressivo e à música erudita. 

— A mistura de estilos e influências é muito interessante. Vou participar para aprender e conhecer quem são as pessoas que estão se dedicando à viola, um instrumento que precisa ser mais divulgado aqui na região — diz Kuquertt. 

Veterano da música caipira feita em Caxias, Tião do Mato também se empolga com a possibilidade de passar uma tarde revendo velhos amigos e fazendo novas amizades. 

— É uma coisa boa essa integração. A gente conhece outros músicos que estão escondidos por aí, troca ideias e bate um bom papo — comenta Tião. 

Sem programação fechada, o encontro é aberto a violeiros que queiram chegar e tocar. O ideal, porém, é avisar a organização com antecedência. A intenção é repetir o evento pelo menos uma vez por ano, incrementando a programação com oficinas já a partir da próxima edição. 

Agende-se

O que: 1º Encontro de Violeiros de Ana Rech.

Quando: sábado, a partir das 13h30min

Onde: Bela Vista Parque Hotel (Av. Rio Branco, 1.965, em Ana Rech).

Quanto: entrada franca.

Informações: 99979-1524.

O 1º Evar foi organizado em parceria com a Sociedade Amigos de Ana Rech (Samar).



 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comBronze no Taekwondo: a primeira medalha internacional da ACTKD https://t.co/4RvCJxZg0K #pioneirohá 22 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comhttps://t.co/WreF46GH3O #pioneirohá 44 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros