Um passo a mais: a chegada e a emoção com o pôr do sol - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Diário de viagem18/06/2017 | 12h16Atualizada em 18/06/2017 | 12h16

Um passo a mais: a chegada e a emoção com o pôr do sol

Veja como foi a caminhada dos peregrinos 

Um passo a mais: a chegada e a emoção com o pôr do sol Reprodução / divulgação/divulgação
Foto: Reprodução / divulgação / divulgação
Pioneiro
Pioneiro

A emoção tomou conta de Emilio Finger e Leidy Indicatti durante o trajeto que eles estão fazendo desde maio. A dupla de peregrinos já se emocionou muito, mas esse último dia foi bem especial. Confira, abaixo, o relato deles:

Leia mais
MURAL: mande uma mensagem de apoio aos peregrinos!
Começa a aventura do empresário de Caxias até Santiago de Compostela
Empresário com paralisia vai percorrer o caminho de Santiago de Compostela

"Há um ditado que diz que à Santiago se vai mas nunca se chega. Eu concordo. A jornada de Santiago de Compostela é uma viagem para dentro de nós mesmos e como estamos sempre nos reinventando, mudando e (se Deus quiser) evoluindo, nada mais justo do que manter-se constantemente em busca de uma versão melhor de nós mesmos.Gosto muito de uma metáfora que li (em algum site na internet provavelmente) e procuro sempre dividir com todas as pessoas que possuem um interesse particular por essa jornada, sejam leigos ou peregrinos.

Nascemos quando iniciamos o Caminho de Santiago em St. Jean,na França. Como bebês, tudo é novo e absorvemos as coisas muito rapidamente. Aprendemos o que é um albergue, aprendemos como tomar banho pode ser desafiador, aprendemos a arrumar a mochila e vamos iniciando o contato com essas outras pessoas que estão ali com o mesmo intuito que você: apenas caminhar.Já nos Pirineus, chegando em Roncesvalles, nos tornamos crianças. A vida é boa e tudo parece um sonho, uma brincadeira feliz. A natureza é linda, você caminha feliz, diz "Buen Camino" para todos e acorda contente todas as manhãs.Alguns dias depois, próximo a Puente La Reina, percebemos que avida não é o mar de rosas que imaginávamos. Chega a adolescência e junto com ela as dores, bolhas e a vontade de desistir. As perguntas também invadem nossa mente: "O que eu estou fazendo aqui?!".

Na metade do Caminho, próximo a Burgos, viramos adultos quando consolidamos algumas amizades e muitas vezes formamos uma família. Pessoas que caminham junto com a gente e nos apoiam e ajudam, seja com palavras de motivação ou emprestando aquela pomada milagrosa que faz as nossas dores musculares sumirem.Chegando em Santiago somos anciões. Muito experientes, já passamos por diversas situações. Caminhamos mais devagar pois agora não temos mais pressa para chegar, queremos aproveitar os últimos instantes com essas pessoas que se tornaram tão especiais. Começamos a falar sobre o início do Caminho e sobre as histórias e desafios que passamos até ali.Acredito que Finisterre, o local que escolhi para finalizar nossa jornada, represente a morte. No entanto, a morte aqui está representada em seu significado mais puro de renascimento e transmutação. Os medievais acreditavam que Finisterre era o fim do mundo conhecido, o ponto mais ocidental da terra (que era plana), onde o sol morria todos os dias.

E é aqui que viemos, após cruzar um país inteiro, para ficarmos frente a frente com a escuridão. Finalizar essa jornada com o pôr do sol é como olhar para dentro de nós mesmos, partir do conhecido para o desconhecido, continuar nossa jornada do oriente para o ocidente, mergulhando na escuridão mais profunda da nossa alma e assim, morrer, para renascer e trilhar um novo e desafiador caminho: o caminho de volta para casa."

Um passo a mais

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPrefeitura de Caxias confirma parceria para retomar atendimentos de fisioterapia para Apae https://t.co/MJOm89Wnd5 #pioneirohá 9 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAgenda: Alegre Correa é o convidado do projeto Tum Tum Oficinas de agosto, em Caxias https://t.co/Ar3bGMYALs #pioneirohá 10 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros