Orquestra Sinfônica da UCS estreia concerto inspirado no Dia dos Namorados - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Romance no repertório09/06/2017 | 15h16Atualizada em 09/06/2017 | 15h52

Orquestra Sinfônica da UCS estreia concerto inspirado no Dia dos Namorados

Série Grandes Concertos será neste sábado, com o trompista Luiz Garcia, um dos mais cobiçados da atualidade

Orquestra Sinfônica da UCS estreia concerto inspirado no Dia dos Namorados Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

A alta qualidade sonora, o repertório selecionado e a participação de grandes instrumentistas nacionais e internacionais como solistas convidados já se tornaram elementos característicos dos espetáculos da Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs). Agora, eles aparecem em nova roupagem no projeto Grandes Concertos, cuja estreia ocorre neste sábado, com uma apresentação comemorativa ao Dia dos Namorados.

— Nosso convidado será um dos mais cobiçados trompistas da atualidade, Luiz Garcia, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Oseps) — conta o maestro Manfredo Schmiedt, que regerá a apresentação.

Leia mais
Nivaldo Pereira: Gêmeos e o Brasil
Pedro Guerra: Eu odeio o WhatsApp


O que diferencia o espetáculo deste sábado é um formato mais "gourmetizado". Em primeiro lugar, o fato de ser realizado num final de semana garante mais espaço para estacionamento (uma das reclamações de quem frequenta os concertos mensais das quintas-feiras, quando o público precisa concorrer por espaço com os estudantes da universidade). Haverá ainda toda uma estrutura para proporcionar maior comodidade ao público, como serviço de recepcionista e "carona" de guarda-chuva até o teatro em caso de mau tempo. No intervalo, o público será brindado com espumantes da Apromontes e petiscos da Escola de Gastronomia da UCS, prorpiciando um momento de confraternização.

O concerto em si terá três peças unidas por um mesmo tema: o amor. O início será com Poema Sinfônico Don Juan, de Richard Strauss, lembrando o lendário personagem conquistador em sua eterna busca de uma mulher que preenchesse seus sonhos.

— A parte que representa o Don Juan na orquestra são as trompas, e esse é o elo com a peça seguinte, na qual esse instrumento é o destaque — revela Schmiedt.

Trata-se do Concerto para Trompa e Orquestra, de Reinhold Glière, que o maestro descreve como ¿de sonoridade extremamente romântica, e nunca antes apresentado no Estado¿. É aí que entra o solo de Garcia, músico que já se apresentou com diversas orquestra alemãs, entre elas a Staatskapelle de Berlim. O trompista ressalta que a obra de Glière é uma das principais que existem para trompa e orquestra, e também uma das mais longas – 22 minutos.

— O enredo romântico é explorado por todos os instrumentos. É uma peça ao mesmo tempo moderna e neoromântica, um concerto muito prazero de tocar, e espero que seja prazeroso também para o público — diz o solista.

Após o intervalo, o fechamento do espetáculo será com a Suíte do Balé A Bela Adormecida, de Piotr Ilitch Tchaikovsky, um dos expoentes do período romântico entre os russos. 

SERVIÇO:
:: O quê: estreia do Grandes Concertos, com a Orquestra Sinfônica da UCS.
:: Quando: neste sábado, às 19h.z Onde: no UCS Teatro.
:: Quanto: de R$ 50 a R$ 100, à venda nas lojas UCS Store (Galeria Universitária), Ferraro (São Pelegrino) e Pole Modas (Shopping Iguatemi) ou pelo site www.ticketmais.com.br; no UCS Teatro, os ingressos poderão ser adquiridos neste sábado, a partir das 17h. Idosos e estudantes pagam meia.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comIniciativa distribuiu refeições, agasalhos e cobertores a moradores de rua em Caxias https://t.co/cBGFwyG0wP #pioneirohá 14 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comMilhares visitam Fenakiwi, em Farroupilha, na abertura da última edição da festa https://t.co/ZLCJu2BwtF #pioneirohá 29 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros