Nei Van Soria se apresenta na ExpoBento nesta sexta - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Música16/06/2017 | 10h26Atualizada em 16/06/2017 | 10h26

Nei Van Soria se apresenta na ExpoBento nesta sexta

Show "30 Anos de Rock e Poesia" será mostrado também em Caxias, no dia 24 de junho

Nei Van Soria se apresenta na ExpoBento nesta sexta Porthus Junior/Agencia RBS
Apresentação revisita momentos da trajetória do músico Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Nei Van Soria é um artista inquieto. Exemplo disso é a produtiva carreira solo que encabeçou depois que suas bandas de origem, TNT e Cascavelletes, acabaram. São oito discos lançados do início dos anos 1990 para cá e, só em 2017, nascerão mais três (!). O músico vive muito mais mirando o futuro do que colhendo louros do passado, isso é fato. Mas quando surge um aniversário forte do tipo ¿três décadas de carreira¿, ah, aí merece celebração especial. O show que Nei apresenta em Bento Gonçalves nesta sexta se chama justamente 30 Anos de Rock e Poesia, revisitando sua trajetória. Em Caxias, ele mostra esse repertório no dia 24, no Tetro Pedro Parenti.

Leia mais:
Sociedade por João Pulita
Anéis de cebola com bacon e molho de alho
Gilmar Marcílio: Clima interior


– É uma nova forma de ver tudo que eu já fiz. Uma nova receita de bolo com ingredientes que eu tanto conheço. Também há essa possibilidade de dar novo olhar a músicas que antes talvez fossem coadjuvantes – comenta o músico.

Um exemplo disso é Tempestade, música lançada no primeiro disco de Nei (de 1995), e que nunca integrava repertório dos shows. Pois que agora ela figura na lista das indispensáveis.

– Sempre tive um carinho especial por Tempestade, nesse show falo um pouco da história dela, é uma possibilidade nova para algo que não tinha tanta atenção antes – justifica Nei.

Apesar de estar no disco de estreia da carreira solo, Tempestade também pode servir para fazer uma leitura bem atual de Nei. Representa um pouco dessa pré-disposição do músico pela calmaria e pelas composições que se voltam para a reflexão. O disco Neblina, que ele tem lançado por meio de singles, vai bem de encontro a esse clima. É como se fosse um grito de ¿silêncio!¿ em meio a barulheira das ideias inconsistentes de nossos tempos.

– Todo o Neblina fala desse momento de polarização que as pessoas entraram, sem se dar conta que é uma manipulação de forças. É triste ver as pessoas mergulhando nesse líquido viscoso – opina ele, elegendo a recente e sugestiva Tempo e Paciência como outra preferida do novo setlist.

Além de Neblina, Nei trabalha ainda num disco de duetos (com composições inéditas em parceria com amigos como Humberto Gessinger, Duca Leindecker, etc.) e em outro solo com material inédito de estúdio. É claro que o show 30 Anos de Rock e Poesia não esquece dos sucessos das clássicas TNT e Cascavelletes, mas Nei definitivamente decidiu não ficar refém dos anos 1980.

– Vejo alguns parceiros que vivem das glórias do passado. Eu estou sempre produzindo, inventando coisas. Acho que as pessoas podem se conectar com o que está rolando agora, aqueles que curtiram lá atrás podem curtir as coisas novas também – sugere.

Programe-se
:: O quê: show 30 Anos de Rock e Poesia, de Nei Van Soria.
:: Quando: nesta sexta, às 22h30min.
:: Onde: na ExpoBento.
:: Quanto: R$ 5.
:: Em Caxias: Nei se apresenta no dia 24 de junho, às 20h30min, no Teatro Pedro Parenti. Ingressos promocionais a R$ 35 (mais um quilo de alimento), à venda no teatro.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPolícia Civil conclui que comerciante foi morta em discussão sobre troco de cerveja em Caxias do Sul https://t.co/Q7gYdIVYWX #pioneirohá 6 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Queremos sonhar um pouco mais alto", diz presidente do Juventude após manter Tiago Marques no Jaconi https://t.co/U2tj5MNfoH #pioneirohá 6 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros