Memória: Evolução urbana no bairro Cruzeiro - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Urbanismo13/06/2017 | 10h12Atualizada em 13/06/2017 | 10h12

Memória: Evolução urbana no bairro Cruzeiro

"O bairro Cruzeiro do Sul teve um crescimento acentuado em 1950"

Memória: Evolução urbana no bairro Cruzeiro Foto Bisol/Agencia RBS
Foto: Foto Bisol / Agencia RBS

Caxias do Sul evidencia-se pelo intenso crescimento urbano. Na década de 1950, o jornal Pioneiro registrou a evolução de loteamentos regularizados nas atuais áreas do bairro Cinquentenário, Jardim América e Cruzeiro. Naquela época, havia um controle e respeito pelo meio ambiente, bem como pelo registro correto em cartório e habitação edificada. 

O bairro Cruzeiro do Sul teve um crescimento acentuado em 1950. Em anúncio publicitário, a imobiliária Cruzeiro do Sul disponibilizou a venda de 753 lotes nas imediações da Rua Luiz Michielon. A loja do empreendimento urbanístico estava sediada no edifício Balen, na Avenida Júlio de Castilhos com a Rua Alfredo Chaves. Mário Sartor, Dante Fadanelli, Ângelo Scola, Paulo Brambilla, José Zan, Vitor De Lazer e José Pereira eram os investidores do projeto.

O desenvolvimento desta área foi noticiado pela reportagem em novembro de 1953. O prefeito Euclides Triches, acompanhado pelos vereadores Pery Paternoster, Isidoro Moretto, Claudio Belló, Mário Gardelin e o padre Maximiliano Franzoi, participaram das inaugurações de calçamentos e rede elétrica. A metalúrgica Tomasi e a indústria de máquinas Demétrio Fávero anunciaram operações fabris.

Na imagem acima, percebe-se o Grupo Escolar Bairro Cruzeiro, onde os filhos de Avelino Manoel Avrela estudaram. Conforme a professora Marta Schmitz, a escola originou-se em 1913 e viveu mudanças de nome e endereço. Desde 1976, possui a denominação de Escola Estadual de Ensino Médio Província de Mendoza. (Foto: Tomazoni, divulgação)

Famílias do bairro Cruzeiro

Foto: Foto Bisol / Agencia RBS

A família Avrela é uma referência no Cruzeiro. O patriarca Avelino Manoel Avrela, que atuou como corretor de imóveis, denomina a praça central e uma rua.

O filho Erni Avrela, 71 anos, mostra onde estava localizado o Grupo Escolar Bairro Cruzeiro. Hoje, uma quadra de esportes ocupa o espaço na praça Avelino Manoel Avrela, defronte a Avenida Hércules. 

Vida religiosa

Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O Cruzeiro consolidou-se como bairro residencial. A proximidade com o centro da cidade tornava-se atrativa para quem procurava tranquilidade. A família Avrela é uma das mais antigas a fixar residência no bairro. Na imagem de 1958, destacam-se as crianças Lidia Bisol, Angelin Avrela, Edivalso Avrela, Ibanez Avrela, Erni Avrela e Beatriz Perini, que tiveram um vinculo forte com as atividades da paróquia. 

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPolícia Civil conclui que comerciante foi morta em discussão sobre troco de cerveja em Caxias do Sul https://t.co/Q7gYdIVYWX #pioneirohá 6 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Queremos sonhar um pouco mais alto", diz presidente do Juventude após manter Tiago Marques no Jaconi https://t.co/U2tj5MNfoH #pioneirohá 6 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros