Maratona de Moda da UCS ocorre nesta terça e quarta-feira, e apresenta o tema Reinventar - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Moda27/06/2017 | 11h00Atualizada em 27/06/2017 | 11h22

Maratona de Moda da UCS ocorre nesta terça e quarta-feira, e apresenta o tema Reinventar

O evento, que chega à sua 20ª edição, será no Campus 8

Maratona de Moda da UCS ocorre nesta terça e quarta-feira, e apresenta o tema Reinventar Porthus Junior/Agencia RBS
Em 2016, na 18ª edição da Maratona de Moda da UCS, modelos desfilaram apresentando os trabalhos selecionados de alunos do curso de Design de Moda, no Campus 8 Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Reinventar o entorno para desbravar novas possibilidades criativas é a ideia que orienta a 20ª edição da Maratona de Moda da UCS, realizada pelo curso de Tecnologia em Design de Moda, hoje e amanhã, no Campus 8. Emblematicamente ocorrida no momento em que o curso de Moda completa 25 anos de existência, a edição deste ano tem como tema Reinventar e convida alunos e professores a recriar significados através de uma união entre o conhecido e o desconhecido.

Através de apresentações dos trabalhos de acadêmicos do curso por meio de exposições e desfiles, uma plateia composta de estudantes, profissionais de moda e comunidade em geral podem prestigiar as (re)invenções de futuros formandos. A professora Adriana Job Ferreira Conte, coordenadora do desfile dos Trabalhos de Conclusão de Curso que ocorre hoje, às 19h, explica a proposta do evento:

— No primeiro dia ocorrem dois desfiles, realizados pelos formandos. O primeiro é o dos TCCs, onde cada aluno recebe um tema como ponto de partida, e a partir disso faz pesquisas e desenvolve uma criação autoral em cima dela, baseada em diferentes vertentes da moda. É um momento em que esses alunos reúnem todos os aprendizados no decorrer do curso. Por recebermos muitos empresários, que vêm para avaliar os novos talentos e profissionais, cria-se uma oportunidade bem importante para os alunos, para antes ainda de formados mostrarem sua capacidade.

Na mesma noite, às 20h, ocorre o desfile do 35º Prêmio UCS/Sultextil, onde um júri de cinco profissionais do setor de moda do Brasil se reúne durante o dia para avaliar de perto as peças confeccionadas e o portfólio criativo de cada aluno, julgando criatividade, fidelidade ao seu tema e execução da peça.

— O prêmio é o único no país neste formato e vem de uma longa parceria com a Sultextil. Os alunos têm conhecimento dos tecidos através de aulas com os engenheiros e visitas orientadas até a empresa. Depois, durante uma tarde ficam fechados no ateliê no campus e recebem tecidos surpresas com que devem trabalhar o conceito Reinventar — explica Adriana.

Entre os jurados dessa edição figuram o estilista Walter Rodrigues e a jornalista de moda Heloisa Tolipan. Os vencedores receberão menções honrosas, e o primeiro lugar ganha uma viagem para Paris, no período das principais feiras internacionais de moda. 

No fechamento, amanhã, às 20 horas, haverá o desfile dos alunos da disciplina de Laboratório de Criatividade, orientado pelo professor Sérgio Lopes, tendo como tema as árias de óperas famosas.

A coordenadora do curso de Design de Moda da UCS, Mercedes Manfredini, ressalta a importância do evento para a comunidade:

— A maratona tem uma significante importante, porque consegue exibir todos os seus formandos para quem desejar ver, esse é o nosso desafio. Mostrar o trabalho e a dedicação que temos com o aluno, e ao mesmo tempo o esforço que eles têm conosco. Ao longo desses 25 anos formamos pessoas que hoje estão espalhadas por todo o mundo, literalmente. E essas pessoas fazem a diferença. Isso me enche de orgulho como coordenadora, principalmente por estar representando a UCS exatamente nesse momento.

AGENDE-SE

O quê: 20ª edição da Maratona de Moda da UCS

Quando: nesta terça, às 19h, e nesta quarta, às 20h.

Onde: Espaço Alternativo - Campus 8 (Av. Frederico Segala, 3099)

Quanto: entrada franca


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros