Livro "O Louco no Espelho" será lançado nesta terça, em Caxias  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Literatura13/06/2017 | 10h02Atualizada em 13/06/2017 | 10h02

Livro "O Louco no Espelho" será lançado nesta terça, em Caxias 

Obra de Lúcio Humberto Saretta reúne crônicas sobre esporte e música

Livro "O Louco no Espelho" será lançado nesta terça, em Caxias  Roni Rigon/Agencia RBS
Em seu quarto livro solo, autor caxiense procurou um tom mais literário para contar fatos acontecidos com atletas e artistas Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Craques como Leônidas da Silva e Garrincha e artistas como Noel Rosa e Frank Sinatra povoam as estantes de Lúcio Humberto Saretta. Fã de biografias, de esporte e de música, ele acumula dezenas de volumes sobre futebol, boxe e músicos. Gosta de descobrir histórias humanas por trás das personalidades. E, também, de dividir um pouco dessas histórias em suas crônicas, como as de O Louco no Espelho (Bestiário, 136págs., R$ 35), seu quarto livro solo, cujo lançamento ocorre nesta terça-feira, no Mississippi Delta Blues Bar.

— Esse é meu livro mais literário, mais conceitual. São pequenas fábulas, uma não ficção criativa — define Saretta.

Em outras palavras, os personagens dos 39 textos são reais, existem ou existiram — há crônicas que retrocedem, por exemplo, aos anos 1930 —, e a maioria das situações citadas também. O autor, entretanto, dá um toque todo seu ao costurar essas situações, podendo transitar, num mesmo texto, do ex-líder do Pink Floyd, Sid Barret, aos jogadores brasileiros Leônidas e Pardal e ao ídolo do basquete norte-americano Charles Barkley, entre outros nomes.

Leia também:
Thedy Corrêa ministra palestra sobre música e criatividade, em Bento
"Crianças querem uma boa história", diz escritor  Ignacio Martínez
"A gente na cama é mau-caráter", afirma Drauzio Varella, em palestra sobre hábitos do mundo moderno

— As leituras que fiz ao longo dos últimos 15 anos me propiciaram o conhecimento necessário para fazer essas crônicas — explica o escritor.

A propósito, foi ao ler Estrela Solitária, biografia de Garrincha escrita por Ruy Castro, que Saretta começou a gostar de textos sobre futebol. Isso foi em 1995, e mais de uma década depois, em 2007, o caxiense lançou Alicate contra Diamante, seu primeiro livro. Com o passar dos anos e as novas obras, sua escrita tornou-se mais solta: no livro que autografa hoje, investiu mais nas reminiscências e no seu lado torcedor, sem tantas listas de escalações e dados factuais. E mais do que relacionar fatos, ele romanceia, entrando na cabeça dos personagens para contar o que pensaram e sentiram, em crônicas que flertam com o conto.

Como o próprio nome do livro indica, a obra mergulha em pequenos e grandes dramas, loucuras, anomalias — enfim, nos altos e baixos que marcam a vida dos personagens e os tornam ainda mais interessantes. Por vezes, o drama é de uma nação inteira, como no caso do "maracanaço", a histórica final da Copa do Mundo de 1950 no Maracanã em que o Brasil perdeu para o Uruguai e que é um tema ao qual Saretta sempre volta. 

— A tragédia tem um efeito catártico, faz as pessoas se superarem — acredita.

Nem só de esportistas e músicos, entretanto, se faz O Louco no Espelho. Grandes nomes das letras, como Edgar Allan Poe, Charles Dickens e Moacyr Scliar, também fazem suas aparições nas crônicas de Saretta, revelando sua terceira paixão, a literatura (aliás, atualmente o autor cursa Biblioteconomia). A inspiração máxima de sua escrita, porém, é Nelson Rodrigues — um dos maiores cronistas brasileiros, que, não por acaso, também gostava de escrever sobre futebol.

Agende-se
O que: lançamento do livro de crônicas O Louco no Espelho, de Lúcio Humberto Saretta
Quando: nesta terça, às 19h
Onde: no Mississippi Delta Blues Bar (Rua Cel. Flores, 810), em Caxias
O livro: editora Bestiário, 136págs., R$ 35

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Ale Amorin participa de Exposição Vinte e Cinco Vezes Duchamp, em Porto Alegre https://t.co/xgGSEULYuv #pioneirohá 3 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comConhece O Lenheiro? Desafiada pelo Pioneiro, agência caxiense fez comerciante de lenhas bombar no Facebook https://t.co/188itomY49 #pionei…há 3 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros