Livro infantil sobre dinos brasileiros será lançado sábado, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Literatura07/06/2017 | 10h20Atualizada em 07/06/2017 | 10h20

Livro infantil sobre dinos brasileiros será lançado sábado, em Caxias

Valcir Prochnow autografa "Um Sítio de Dinossauros no Sítio do Vovô"

Livro infantil sobre dinos brasileiros será lançado sábado, em Caxias Roni Rigon/Agencia RBS
Professor há quase 30 anos, Prochnow aborda em sua escrita um tema rico em informações e ainda pouco explorado Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Dinossauros parecem um tema distante, e não apenas no tempo: alguns podem até conhecer a figura do Tyrannosaurus rex ou T-Rex, devido aos filmes da franquia Jurassic Park, porém poucos já ouviram falar do Staurikosaurus pricei e do Saturnalia tupiniquim, que viveram há cerca de 225 milhões de anos na região onde hoje é Santa Maria, aqui mesmo no Rio Grande do Sul. Natural de Agudo, na região central do Estado, o professor Valcir Prochnow, 54 anos, sempre se interessou pelo assunto — afinal, em sua cidade foram encontrados fósseis de outra das diversas espécies de dinossauros brasileiros, o Pampadromaeus barberenai.

— Quando vou para aquela região, visitar meus parentes, passo pela chamada Rota Paleontológica, e quis levar o tema para a literatura — conta Prochnow, que no sábado autografa em Caxias do Sul o livro infantil Um Sítio de Dinossauros no Sítio do Vovô (Correa, 56págs., R$ 29,90).

Radicado há dois anos em Caxias, o ex-diretor do CNEC Santo Antônio avalia que há uma lacuna na área, com poucas obras acadêmicas e praticamente nenhuma literatura de ficção. Apesar disso, dinossauros são um tema que chama a atenção da gurizada, reflete, com a experiência de quase 30 anos trabalhando em escolas, a maior parte desse tempo lecionando português e literatura brasileira.

Leia também:
Festival traz 16 filmes franceses inéditos a Caxias do Sul, a partir de quinta-feira
3por4: Caxiense Isadora Pompeo gravará DVD em São Paulo
Em meio ao Caos: Exposição "Kháos" abre nesta quarta, em Caxias
3por4: Prefeitura diz que fim do Financiarte não é cogitado, mas não convence comunidade cultural caxiense

Na trama, voltada à faixa etária dos oito aos 12 anos (idade do filho caçula de Prochnow, um dos primeiros leitores do livro), acompanhamos a aventura de Lucas, um menino curioso que vai visitar o avô, morador de um sítio situado justamente num município não nomeado da região englobada pela Rota Paleontológica. Depois de conhecer uma escavação nas proximidades, ele acaba vivendo uma aventura e tanto na mata atrás da casa do avô, conduzido por Taurico, um dinossaurinho falante e muito simpático.

— Procurei mesclar dados reais, comprovados por pesquisa, com a ficção, a imaginação — resume o autor.

Assim, de uma forma divertida e leve, os leitores ficam conhecendo dados curiosos sobre o universo dos dinossauros "brasileiros", desde o período em que viveram até o motivo de aqueles que eram carnívoros serem bípedes (andarem sobre duas patas), e os que comiam plantas, geralmente quadrúpedes.

As ilustrações de Ernani Carraro enriquecem ainda mais a obra, e ao final é possível conferir uma lista com 22 dos dinossauros encontrados no Brasil e um mapa com a localização dos quatro principais sítios paleontológicos nacionais.

Embora essa seja sua estreia como escritor, Valcir Prochnow está cheio de projetos para novas obras: um outro volume com Taurico, voltado a crianças menores; dois romances (já rascunhados) e pelo menos duas obras para adolescentes.

Agende-se
O quê:
lançamento do livro Um Sítio de Dinossauros no Sítio do Vovô, de Valcir Prochnow
Quando: sábado, dia 10, às 10h
Onde: na Paulus Livraria (Av. Júlio de Castilhos, 2.029, Centro), em Caxias
O livro: editora Correa, 56págs., R$ 29,90

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comBronze no Taekwondo: a primeira medalha internacional da ACTKD https://t.co/4RvCJxZg0K #pioneirohá 19 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comhttps://t.co/WreF46GH3O #pioneirohá 40 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros