Exposição "Meu corpo não me define" abre nesta terça, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Fotografia13/06/2017 | 13h02Atualizada em 13/06/2017 | 13h16

Exposição "Meu corpo não me define" abre nesta terça, em Caxias

Mostra foi idealizada por alunos dos cursos de Fotografia e Artes da UCS

Exposição "Meu corpo não me define" abre nesta terça, em Caxias Nilton Romano Dondé/Divulgação
As texturas do corpo são abordagens exploradas na exposição Foto: Nilton Romano Dondé / Divulgação

Um rosto, uma perna ou a textura das mãos... Existem várias perspectivas possíveis para a fotografia no corpo humano. A exposição Meu corpo não me define, que abre nesta terça, 13, no Campus 8 da UCS, demonstra algumas dessas possibilidades. Idealizada por 15 alunos dos cursos de Fotografia e Artes da Universidade de Caxias do Sul, a mostra trata sobre as possibilidades de exploração do tema corporal em suas composições, provocando no espectador uma reflexão sobre esse assunto que tem ganhado força na sociedade e causando até polêmicas, por exemplo na redefinição do belo na cultura popular.

– Alguns trabalhos deram ênfase nos pequenos detalhes do corpo, como cicatrizes, veias, enfim, as marcas que levamos durante a nossa vida. A turma soube trazer diferentes visões de corpo, desde o machismo contra a mulher até a diversidade de cores que cada pessoa carrega – comenta Symon William Mendes, acadêmico de Fotografia.

Cada estudante criou a sua obra, que pode conter diversas fotografias. A proposta foi desenvolvida na disciplina de Curadoria, que procura tratar de todos os conceitos que circundam a curadoria de uma exposição artística.

Leia Mais:
Livro "O Louco no Espelho" será lançado nesta terça, em Caxias 
Thedy Corrêa ministra palestra sobre música e criatividade, em Bento

– Os alunos são os responsáveis por toda a concepção da exposição, desde o envio de material para a imprensa, título da mostra, coquetel de abertura e making of – explica a professora Silvana Boone.

A organização teve início com a definição do tema. Depois, os alunos confeccionaram 10 obras cada um, fazendo a leitura do tema para então realizar a seleção e compor a mostra.

– Toda a atividade e a própria disciplina foram bastante voltadas à questão organizacional de uma exposição e à importância de uma boa curadoria para todos os projetos que têm a intenção de ir a público. Ela ajuda na profissão de forma bem direta, porque nos mostra exatamente a maneira de expor o trabalho e como uma boa curadoria acrescenta – comenta Monica Baranoski, também aluna de Fotografia.

Agende-se:

O quê: abertura da exposição Meu corpo não me define.
Quando: nesta terça, 13, às 19h30min. Visitação até 19 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min.
Onde: Campus 8 (Avenida Francisco Segala, 3.099).
Quanto: entrada franca.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comProve manjar branco especial de micro-ondas https://t.co/cvJu9BUgJG #pioneirohá 25 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comCaminho de Santiago de Compostela: o mergulho de Emílio Finger em si mesmo https://t.co/k3eAAi4TVh #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros