Espetáculo "Frida Kahlo, à Revolução!" será apresentado nesta sexta-feira, em Farroupilha - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Teatro09/06/2017 | 10h19Atualizada em 09/06/2017 | 10h29

Espetáculo "Frida Kahlo, à Revolução!" será apresentado nesta sexta-feira, em Farroupilha

Texto é baseado em correspondências da pintora mexicana

Pioneiro
Pioneiro


Artista é interpretada pela atriz Juçara Gaspar Foto: Carlos Sillero / Divulgação

Um espetáculo inspirado na vida e na obra de uma das artistas mais viscerais que já existiram é a atração da noite desta sexta-feira no auditório da UCS Farroupilha. Baseado em correspondências da mexicana Frida Kahlo, interpretada pela atriz Juçara Gaspar, com seus amores, aventuras e amigos, Frida Kahlo, à Revolução! leva ao palco as memórias, a genialidade explosiva, a paixão vibrante, a beleza, a dor e o protagonismo feminino de uma das maiores artistas do século 20. A direção é de Daniel Colin.

Conhecida por ser uma mulher forte e à frente do seu tempo, a pintora mexicana tornou-se símbolo de persistência. Frida (1907-1954) teve uma vida conturbada, abalada por doenças, acidentes e histórias de amor, que revelou ao mundo por meio de suas pinturas.

Com uma vida intensa, foi uma mulher longe de ser convencional. Sua obra ficou mais conhecida depois de sua morte, aos 47 anos.O seu trabalho é considerado autobiográfico, retratou a si própria na maioria de suas obra. Quando criança, teve poliomielite, o que a deixou com sequelas em uma das pernas. Mais tarde sofreu um acidente quando voltava de ônibus para casa. Em função disso, ficou no hospital por um bom tempo, época em que começou a pintar.

Após esse episódio, Frida conheceu um dos maiores pintores mexicanos, o muralista Diego Rivera (1886-1957). Mais tarde se apaixonaram e viveram um grande amor, também retratado em seus trabalhos.

Frida e Rivera viveram em Xochimilco, terceira maior entre as 16 regiões que compõem o Distrito Federal mexicano. Xochimilco é também ponto turístico graças a seus canais e patrimônio universal da Unesco por conta dos "chinampas", ou canteiros flutuantes. Foi lá, mais precisamente em Coyoacán, ao sul da Cidade do México, que o casal construiu a afamada Casa Azul.

Agende-se
:: O quê:
espetáculo teatral Frida Kahlo, à Revolução!.
:: Quando:sexta (9), às 20h.
:: Onde: auditório do Campus da UCS Farroupilha (Rodovia dos Romeiros, 567, bairro Bela Vista).
:: Quanto: preços variam de R$ 24 (geral) a R$ 11 (comerciários com Cartão Sesc), à venda nos Sescs de Caxias, Bento Gonçalves e Farroupilha. A bilheteria do auditório abrirá uma hora antes da sessão, dependendo da disponibilidade de ingressos.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPolícia Civil conclui que comerciante foi morta em discussão sobre troco de cerveja em Caxias do Sul https://t.co/Q7gYdIVYWX #pioneirohá 6 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Queremos sonhar um pouco mais alto", diz presidente do Juventude após manter Tiago Marques no Jaconi https://t.co/U2tj5MNfoH #pioneirohá 6 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros