Em meio ao Caos: Exposição "Kháos" abre nesta quarta, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Arte06/06/2017 | 13h00Atualizada em 06/06/2017 | 13h00

Em meio ao Caos: Exposição "Kháos" abre nesta quarta, em Caxias

As telas de arte têxtil foram criadas pelas artistas Hellen Schumacher Magnani e Carmen Netto

No princípio, era o caos. Daí nasceu a vida, e com ela, a arte. Segundo a mitologia grega, Caos foi o primeiro deus a surgir no universo, portanto a mais velha das formas de consciência divina. Khaínô, significa "separar", "ser amplo", e dá nome ao grande vazio do início dos tempos. 

As telas das artistas Hellen e Carmen são criadas através de arranjos de diferentes tecidos têxteis, novos e usados Foto: Matheus Magnani / Divulgação

É justamente essa ideia de criação a partir do caótico que marca a exposição Kháos, que abre amanhã, no Zero54.

As telas de arte têxtil foram criadas pelas artistas Hellen Schumacher Magnani e Carmen Netto. De acordo com Hellen, a exposição é composta de 28 obras secundárias, 14 de cada artista, e uma grande obra principal, criada em conjunto pelas duas:

— Com a ideia de criar a partir do caos, começamos um processo em que eu fazia a minha criação, e a Carmen fazia a dela. Depois ela me dava a dela e eu criava em cima, e eu cedia a minha para ela, e ela criava em cima. Com isso, criamos uma peça única, com dois metros de altura e totalmente ressignificada.

Além da obra principal, as outras peças foram criadas a partir de releituras da primeira, evoluindo nas mãos de cada artista, mas eternamente presas a um ponto primordial. Com essa subjetividade, elas criam um universo múltiplo, aproximando-se metaforicamente de uma ideia de criação quase divina, ao tempo em que cada obra torna-se única e complexa mas sempre, e inacabadamente, vinda da mesma coisa.

— Todas as nossas obras têm algo em comum, um pequeno ponto vermelho. Esse ponto é o que permanece em todas elas, é a continuidade de todas as coisas. Ele representa aquilo que é permanente — explica.

Agende-se

O quê: exposição Kháos, por Hellen Schumacher Magnani e Carmen Netto.

Onde: no Zero54 (Augusto Pestana, 154).

Quando: abertura nesta quarta, às 19h. A exposição segue até 30 de junho.

Quanto: entrada gratuita.


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAgenda: Grupo Os Travessos fará show em Caxias https://t.co/9dz3mtDV9W #pioneirohá 1 horaRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"A África está também dentro do Brasil", diz artista moçambicano que visita Caxias do Sul nesta semana https://t.co/hZ860efSPC #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros