Batalha de poesia ocorre neste sábado, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Literatura15/06/2017 | 11h00Atualizada em 15/06/2017 | 11h00

Batalha de poesia ocorre neste sábado, em Caxias

O evento "Slam da Montanha" traz novos formatos para a cultura caxiense

Batalha de poesia ocorre neste sábado, em Caxias Charles Segat/Ilustração
Foto: Charles Segat / Ilustração

Em meio à Rua Augusta, em São Paulo, o poeta Rafael Carnevalli profere: "Como pode julgar ostentação, quem sempre teve brinquedo, os 'pano', refeição?". 

A frase, dita em um evento promovido pelo Slam Resistência, reflete a dura realidade da luta de classes no Brasil, trazida em pura voz e poesia. Através de poesias faladas, o slam, competição de rimas voltadas principalmente para a literatura marginal, aceita qualquer gênero, desde que traga a palavra rimada, declamada e carregada. Na batalha, o poeta apresenta seus textos e tem até três minutos para concluir — sem objetos, sem música, sem nada — só na rima.

A MC Mari Campos, que organiza a primeira edição do evento em Caxias, neste sábado, o Slam da Montanha, diz que a noite promete ser inclusiva.

– O slam começou a se popularizar no Brasil há alguns anos, e é muito presente dentro do movimento hip hop. Mas ao contrário das batalhas de MCs, o slam abrange mais pessoas, não fica restrito somente a flow e a métricas de rap. Qualquer pessoa que escreva poesia pode participar, desde que seja de autoria própria — explica.

Em meio à plateia, do rap a literatura, os participantes da batalha têm três rodadas para declamar poesias sobre o assunto que escolherem. Os jurados são selecionados na hora do slam, entre o público mesmo, e dão notas para cada apresentação, que são somadas no final.

Além do slam, a noite traz mistura e pluralidade com apresentações de Mari Campos, Predominas de Sta Cruz do Sul e Nomad Soul. 

Para dar ainda mais corpo à literariedade do evento, o primeiro lugar leva, além de outros prêmios, dois livros da premiada escritora Natalia Borges Polesso, que reside em Caxias do Sul. Graças ao slam, Caxias ganha novas vozes e representações e comemora a ocupações de novos espaços, expressões e cenários culturais.

AGENDE-SE

O quê: Slam da Montanha.

Onde: Anansi - Jamaica Pub (Treze de Maio, 1169).

Quando: neste sábado, às 19h.

Quanto: a entrada é gratuita.

Slam

Para conhecer um pouco mais do formato, acesse: bit.ly/2rsmu3h e confira a rima feita por Rafael Carnevalli no Slam Resistência, em SP.


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comBronze no Taekwondo: a primeira medalha internacional da ACTKD https://t.co/4RvCJxZg0K #pioneirohá 22 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comhttps://t.co/WreF46GH3O #pioneirohá 44 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros