3por4: Metal Sul Festival reunirá bandas gaúchas em Caxias e Bento - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Música27/06/2017 | 16h40Atualizada em 27/06/2017 | 16h40

3por4: Metal Sul Festival reunirá bandas gaúchas em Caxias e Bento

Programação ocorre nos meses de agosto e setembro

3por4: Metal Sul Festival reunirá bandas gaúchas em Caxias e Bento Renato Chama/Divulgação
Banda Distraught participa do festival Foto: Renato Chama / Divulgação

A Serra Gaúcha é terra onde a cena metal sempre resistiu ao tempo, teria algo a ver com nosso clima gélido? lar de várias bandas e entusiastas do gênero. Eis que essa proximidade será valorizada por meio de uma programação que chega a Caxias e a Bento em agosto e setembro, respectivamente. O Metal Sul Festival é uma iniciativa da Kunst Empresa de Cultura financiada pelo Pró Cultura RS - Lei de Incentivo e Fundo de Apoio à Cultura e contemplado pelo FAC Regional.  

- Nos festivais que já fiz de metal sempre tinha muitas bandas de Caxias e Bento, além do público que viajava daí para prestigiar as iniciativas no Vale dos Sinos. A escolha pela Serra para fazer o Metal Sul Festival tem a ver com isso, agraciar esse envolvimento do público daí - comenta Cláudia Kunst, pioneira dos festivais de metal na cidade de Dois Irmãos. 

Cláudia explica que as bandas da região não foram escaladas por conta de uma regra prevista no edital que custeará o festival, mas planeja levar os talentos daqui nas edições posteriores do Metal Sul, que ela pretende organizar em outras regiões do Estado.   

A programação inicia por Caxias, nos dias 18 e 19 de agosto, na Sala de Teatro Valentim Lazzarotto. Os show serão de Initiate Decay (Esteio), Leviaethan (Porto Alegre), Carniça (Novo Hamburgo), Losna (Porto Alegre) e Rebaelliun (Porto Alegre). Além disso, haverá palestra com Luiz Carlos Peretto sobre O Heavy Metal no Vale do Sinos, bate-papo com Maicon Leite, um dos autores do livro Tá no Sangue! - A História do Rock Pesado Gaúcho, e mostra de clipes e conversa com o cineasta Ulisses da Motta. 

A ideia é mostrar o que tem se destacado do cenário autoral do metal gaúcho e ainda estimular a troca de ideias e conhecimento na área.

- Queremos agregar não somente música, mas tudo que envolve o cenário da indústria musical, estaremos enfatizando vários formatos de arte. Queremos levantar a bandeira de que é possível viver de cultura - aponta Cláudia. 

Em Bento, a festa ocorre em 15 e 16 de setembro, na Rua Coberta e Fundação Casa das Artes. As bandas que se apresentarão são Izmália & Os Incansáveis (Porto Alegre), Piangers & Seixas Inc. (Porto Alegre), Doc Jones (Novo Hamburgo), A Sorrowful Dream (Porto Alegre) e Distraught (Porto Alegre). O festival terá ainda palestra sobre produção executiva no cenário heavy metal, com Ricardo Finocchiaro Bolsoni (Abstratti Produtora); papo sobre produção fonográfica com Frank Jorge; e mesa redonda sobre As Mulheres no cenário Heavy Metal, com as produtoras Vandi Hard, Nayane Bragança e Cláudia Kunst. 

O encerramento da programação, no dia 16 de setembro, será um concerto da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo com os vocalistas Izmália e Sandro Seixas e o guitarrista Everton Batistel. Claro que o repértório será declássicos do heavy metal, com canções como Fear of the Dark (Iron Maiden) e South of Heaven (Slayer). Ah, tudo isso tem entrada franca. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comMulher que já esteve na lista das 10 brasileiras mais procuradas da Interpol foge de Presídio de Caxias https://t.co/lP4dPEY03P #pioneirohá 30 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com2º Barbecue Festival é opção gastronômica de domingo, em Caxias do Sul https://t.co/PtEE0fA3w0 #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros