Walter Rodrigues abre nesta terça a exposição "Histórias de um atelier", em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Exposição16/05/2017 | 10h00Atualizada em 16/05/2017 | 10h34

Walter Rodrigues abre nesta terça a exposição "Histórias de um atelier", em Caxias

Acervo doado pelo estilista está exposto na Galeria de Arte do Campus 8

Desde criança, Walter Rodrigues interessava-se por pesquisar e descobrir novos caminhos. Pensou em ser museólogo ou mesmo antropólogo, mas descobriu a moda, e que ela é um pouco disso tudo. Assim como a antropologia, a moda também tinha o poder de dar vida e atenção às diferentes culturas, relativizando o olhar do mundo inteiro através da melhor das extensões do homem: a arte. Tudo isso fez de uma criança curiosa um grande estilista, reconhecido internacionalmente por seus belos, longilíneos e fluídos vestidos, inspirados nas silhuetas dos anos 1930. Suas coleções já circularam por marcas como John Galliano, Alberta Ferreti e Dolce & Gabbana.

Moldes assinados pelo estilista foram doados ao Campus 8 em comemoração aos 25 anos do curso de Moda da UCS Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Nesta terça, Walter lança a exposição Walter Rodrigues: histórias de um atelier, que, como o nome sugere, apresenta para o público em forma de moldes de vestidos a trajetória de sua história e de seu trabalho, condicionado em um atelier que expandia-se muito além de suas paredes, costurando histórias e mudando a vida daqueles que confiavam seu trabalho a um dos grandes da moda brasileira. A exposição traz moldes de vestidos de noivas e festas doados para o curso de Moda da Universidade de Caxias do Sul. O estilista conta um pouco dessa história que foi costurada desde detalhes até grandes acontecimentos.

— A exposição é uma forma de contar a história do atelier. De como era feito o trabalho da equipe, de como nasciam essas peças tão importantes na vida dessas pessoas. De certa forma, é uma maneira de homenagear essas mulheres que tiveram confiança em não apenas confiarem o corpo delas para modelo dos vestidos, mas também confiaram a mim uma das datas mais importantes da vida de uma mulher, o casamento — diz o estilista.

Leia também:
"Vozes do tempo" resgata a memória de Flores da Cunha
31º Festival Colonial de Garibaldi está com ingressos à venda
"Os jovens vivem aflitos", diz o pesquisador José Machado Pais
Pedro Guerra: não tenha sucesso

Em todos esses anos, Walter Rodrigues participou de diversos casamentos. Casou celebridades como Eliana, Maria Fernanda Cândido, Ana Maria Braga, entre outras. Mas entre todos, um dos vestidos traz uma lembrança significativa ao estilista:

— Um dos vestidos de noiva que estará exposto na sala do reitor, separado dos outros, foi feito para o casamento da personagem da atriz Camila Pitanga na novela Belíssima (2006).

A doação do acervo é um presente especial que marca a comemoração dos 25 anos do curso de Moda da UCS. A coordenadora do curso, Mercedes Lusa Manfredini, enfatiza a importância do acervo para o curso e para os alunos.

— A importância maior é de termos o Walter aqui. Cada vez que temos uma comemoração ele é a pessoa mais presente conosco. Gostaria de destacar como é importante ele ter doado esses moldes. É muito importante para os alunos conhecerem os processos da criação, e, principalmente, saber que muitas dessas peças foram criadas exclusivamente para uma pessoa. Cada uma delas carrega uma história única — explica.

A curadora, Beth Venzon, sempre acompanhou de perto a carreira e a vida de Walter Rodrigues e salienta o quanto o acervo é significativo e o quão importante é ser exposto ao público:

— É muito bom ter a oportunidade de receber esses moldes e estudá-los. O Walter é uma pessoa incrível, como criador e como mestre. A forma como combina a harmonia dessas inovações e a genialidade do ver, do fazer, do transformar e do inspirar é uma grande marca do trabalho dele. Sempre está olhando para frente e consegue ter o carinho pela cultura dos lugares. O Walter é um pessoa "que olha".

PROGRAME-SE

O que: exposição "Walter Rodrigues: Histórias de um Atelier"

Quando: hoje, às 19h. Visitação de 17 a 31 de maio

 Onde: Galeria de Artes do Campus 8 - UCS

Quanto: entrada franca


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros