Tem filhos entrando na puberdade? Saiba como deve ser a conversa sobre sexualidade com eles - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 Falando de Sexo29/05/2017 | 20h00Atualizada em 29/05/2017 | 20h00

Tem filhos entrando na puberdade? Saiba como deve ser a conversa sobre sexualidade com eles

Ouça e pergunte o que gostariam de saber. Ou melhor: questione o que os amigos já falaram a respeito.

Tem filhos entrando na puberdade? Saiba como deve ser a conversa sobre sexualidade com eles /

Tenho duas filhas pré-adolescentes que moram comigo. Sou pai viúvo e não possuo companheira. Não sei o que devo falar sobre sexo com elas, ou se deixo que aprendam no colégio. Vocês me dão algumas dicas?

Falar sobre puberdade ou sexualidade com os filhos não é fácil, mas que legal que está procurando ajuda! Isso significa que ela estarão mais preparadas para as mudanças rumo à vida adulta, porque receberão educação sexual com afeto — e isto só os pais podem dar.

A escola pode oferecer um complemento ao que ouviram e viveram dentro de casa. As meninas já devem, provavelmente, terem sido bombardeadas com mensagens de amigas e da mídia.

Mas muitas destas podem estar erradas ou distorcidas. Volte ao assunto sem fazer grandes discursos.

Ouça e pergunte o que elas gostariam de saber. Ou melhor: questione o que as amigas já falaram.

Informações básicas

A partir daí, diga o básico sobre as mudanças que vão ocorrer nesta fase e que são normais. Explique que tudo não passa de uma engrenagem gerada pelos hormônios.

Converse sobre alterações na pele, pelos, seios maiores, quadris largos, a importância da depilação e como o suor e o odor ficam diferentes. Quanto à menstruação, diga que pode começar entre oito e 15 anos, que o fluxo menstrual durará sete dias, ou menos, e que, nos primeiros períodos, os hormônios podem causar náusea, cólica e diarreia.

Na próxima coluna, falaremos sobre como abordar os cuidados com gravidez e doenças na adolescência.

Se tiver dúvidas e sugestões, escreva para falandosexo@diariogaucho.com.br


Leia outras colunas

 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAudiência no Ministério da Fazenda reivindica estímulo à exportação de pellets https://t.co/QbaP5nUvZx #pioneirohá 29 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comVoluntárias revolucionam e dão exemplo no Hospital São Carlos, em Farroupilha https://t.co/oWjQarIl3d #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros