Nossa Senhora de Caravaggio pauta diferentes manifestações artísticas - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Fé que inspira26/05/2017 | 10h46Atualizada em 26/05/2017 | 10h46

Nossa Senhora de Caravaggio pauta diferentes manifestações artísticas

De pôster a t-shirt, santa ganha releitura na mão de artistas

Nossa Senhora de Caravaggio pauta diferentes manifestações artísticas José Antonio Troitiño/reprodução
Artista farroupilhense José Antônio Troitiño tem várias obras dedicadas a Caravaggio, como este painel sobre a santa Foto: José Antonio Troitiño / reprodução
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

A religiosidade que, há mais de 130 anos, move milhares de pessoas a cada mês de maio até o Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, também dá frutos nas artes. Paralelamente a livros e imagens de cunho mais religioso, Nossa Senhora de Caravaggio já inspirou de pôsteres a camisetas, além de ter chegado ao cinema há dez anos, em filme com direção de Fábio Barreto.

Leia também:
3por4: Tiago Mattos, futurista porto-alegrense, lança livro em Caxias
3por4: Produção caxiense "Ego Sum!" está disponível online
Um passo a mais: dupla de peregrinos chega à Europa

— Sou devota, como muitos aqui da nossa região — explica a estilista Leandra Argenta, que tem a santa como um dos destaques da coleção de t-shirts De Todos os Santos, lançada em fins de novembro.

Ilustradora Karen Basso criou arte para t-shirts, que inclui ainda, na parte interna, uma oração Foto: Karen Basso / reprodução

Le explica que a ideia surgiu da percepção de que as pessoas estão buscando mais fé devido aos tempos difíceis. A partir daí, fez uma pesquisa para saber quais os santos preferidos, e chegou a sete nomes, de várias religiões, entre eles Nossa Senhora de Caravaggio (que, afirma, é sua preferida). A arte ficou a cargo da ilustradora Karen Basso, que diz ter sido uma criação muito interessante de fazer:

— Eu e a Leandra pensamos em uma linguagem gráfica que elevasse o espírito, que transmitisse alegria e leveza. Por isso, optamos por trabalhar com cores vibrantes e em uma linguagem mais estilizada, beirando uma pop art. Procurei respeitar ao máximo a imagem tradicional que temos da santa, para que as pessoas se identificassem com ela. Ao mesmo tempo, se fez esta estilização de traços simples, minimalistas, e com uma explosão de cores e padrões — descreve Karen.

Após fazer outdoor na entrada da esplanada do santuário, em Farroupilha, Panone Lopes está lançando pôsteres Foto: Fabio Panone Lopes / Reprodução

Também poderia ser descrita como pop a linguagem utilizada por Fabio Panone Lopes para a arte sobre outdoor que realizou, ainda em 2016, junto ao trevo de acesso ao santuário — e que, a partir de agora, estará disponível também numa edição limitada de cem pôsteres. 

— Quando fiz essa obra, ela foi muito elogiada por todos. Então resolvi fazer essa reprodução para que as pessoas possam ter um pouco de Caravaggio em suas casas.Lá em casa somos todos crentes na Santa também, e estou feliz com o pôster será lançado no dia dela — diz Panone.

Numa linha mais tradicional está o trabalho do artista farroupilhense José Antonio Troitiño, que tem várias obras dedicadas ao tema. Entre elas estão dois óleos sobre tela da série Farroupilha Ontem e Hoje, um mostrando o cenário do santuário e outro focando mais nos campanários e sinos, e um painel mais específico sobre a devoção à santa.

Um dos quadros da série "Farroupilha Ontem e Hoje", de José Antonio Troitiño, mostra o belo cenário do santuário Foto: José Antonio Troitiño / reprodução

A fotógrafa Liliane Giordano é outra que se inspira na devoção a Caravaggio. Por dois anos, lançou calendários temáticos; neste, não conseguiu patrocínio, mas tem planos de fazer uma exposição e, talvez, um livro:

— Tenho muito material fotográfico, tanto daqui quanto do roteiro de Caravaggio na Itália — conta.

Agora e há dez anos,  devoção retratada em filme

Em 2007, a devoção regional à santa mais popular da Serra chegou às telas com o filme Nossa Senhora de Caravaggio, de Fábio Barreto. No elenco, nomes conhecidos como Cristiana Oliveira e Luciano Szafir, vivendo a história de um casal que, com a ajuda da santa, consegue retomar seu casamento, abalado pelo alcoolismo.

A produção é dividida em três partes, mostrando, além do drama do casal, a aparição de Nossa Senhora ocorrida em 1432, na Itália, e a chegada dos imigrantes italianos à Serra, em 1875, trazendo a religiosidade e a fé na bagagem.

Nesta semana, estreou outra produção com foco em Caravaggio — desta vez, um documentário, intitulado Graças a Nossa Senhora de Caravaggio. Encomendado pelo santuário, ele reproduz dezenas de depoimentos de devotos que tiveram graças alcançadas, e será exibido durante a romaria, na sala ao lado dos Ex-votos.

Cristiana Oliveira e Luciano Zaffir, ao centro da foto, participaram de produção cinematográfica sobre a devoção à santa Foto: Roni Rigon / Agencia RBS


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros