Memória: fraternidade na Zona Norte  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Religiosidade11/05/2017 | 10h00Atualizada em 11/05/2017 | 10h13

Memória: fraternidade na Zona Norte 

"Em vida, Irmã Maria Paniz conheceu o mundo, atravessou oceanos e conheceu diversas e adversas realidades."

Memória: fraternidade na Zona Norte  Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A morte da Irmã Maria Apollonia Paniz, no dia quatro de maio passado, faz refletir, reconhecer e revisar o trabalho silencioso e fraterno realizado junto ao Centro de promoção do Menor Santa Fé. Maria Paniz, integrante das Murialdinas de São José, ingressou na primeira turma do noviciado, localizado em Fazenda Souza, em 1954.

Desde então, a religiosa engajou-se na missão de auxiliar o próximo, cujo propósito estava focado no desenvolvimentos das crianças e suas famílias. Em vida, Irmã Maria Paniz conheceu o mundo, atravessou oceanos e conheceu diversas e adversas realidades. Com esta experiências, pode colocar em prática belos gestos e exemplos nas comunidades carentes, visando a transformação humana, afastada da subordinação imposta pela miséria e ociosidade.

Eliseu Macedo Moreira, 54 anos, nascido em Bom Jesus, e um dos primeiros moradores do bairro Santa Fé, conheceu a atuação zelosa e humanitária de Maria Paniz. Pai dos meninos Rodrigo e Diego, Eliseu recebeu a atenção especial das Murialdinas no Centro de Menor. Certa vez, os dois filhos chegaram em casa com dois formosos brinquedos, presenteados pela Irmã Maria Paniz. As Murialdinas gostavam de causar belas surpresas na comunidade da Zona Norte.

Eliseu Macedo, que sempre elogiou a boa educação de seus filhos oferecida pelas Murialdinas, lamentou emocionado a morte de Maria Paniz, religiosa que irá permanecer para sempre em seu coração. 

Na imagem registrada em Fazenda Souza, percebe-se Maria Paniz (C) com as companheiras Enedina Smiderle e Teresinha Zim, em 18 de agosto de 2016, enaltecendo a memória de padre João Schiavo, fundador da Congregação Murialdinas em Caxias do Sul.

Projeto Social Consistente

Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A irmã Maria Paniz dedicou comprometimento absoluto em auxiliar as crianças. Sua contribuição ao Centro de Promoção ao Menor do santa Fé permitiu renovar a cada dia o objetivo lançado pelo Bispo Dom Benedito Zorzi. O educandário foi inaugurado em novembro de 1978, atendendo uma população que vivia em loteamentos irregulares, sem os serviços básicos de saúde e educação. Dom Zorzi recebeu apoio imediato das Irmãs de São José do Murialdo.

O projeto da Igreja Católica, sintonizado com os valores humanos, ofereceu uma casa aconchegante, onde eram servidos refeições em três turnos e atividades recreativas e pedagógicas. As unidades do complexo foram edificadas pela Madezatti. Para sanar as dívidas com o material de construção, os próprios funcionários da empresa Madezatti adquiriram todos os bilhetes de uma rifa comunitária.

Na foto, percebe-se a irmã Maria Panis junto a gruta do Centro de Menor, em janeiro de 2007.

Visita da Irmã

Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Irmã Maria Paniz fez da Zona Norte de Caxias do Sul sua caminhada de fé, trabalho, dedicação fraternal, caridade e amor às famílias. A religiosa enfrentou uma realidade que vá além da pobreza material. 

No mundo atual, os cidadão são afetados pelas políticas públicas fragilizadas. Além disso, políticos espertalhões, que prometem muito, inclusive milhares de creches, contribuem para o descalabro social. A Igreja Católica, por sua vez, cumpre e realiza um papel fundamental, onde o Estado mostra-se vez em quando inepto.

Na imagem, a memorável visita da irmã Maria Paniz às famílias da Zona Norte.

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comResidência é totalmente consumida em incêndio no interior de Farroupilha https://t.co/MAIwbUtxI3 #pioneirohá 10 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAgenda: Humberto Gessinger se apresenta neste sábado na Fenakiwi, em Farroupilha https://t.co/OxVsBsuS1X #pioneirohá 11 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros