Maratona de Contação de Histórias ocorre nesta quarta, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Incentivo à leitura31/05/2017 | 11h47Atualizada em 31/05/2017 | 11h47

Maratona de Contação de Histórias ocorre nesta quarta, em Caxias

9ª edição do projeto segue até as 21h, no Teatro Pedro Parenti

Maratona de Contação de Histórias ocorre nesta quarta, em Caxias Danilo Marques / Reprodução/Reprodução
Levar as crianças a darem asas à imaginação é um dos objetivos da Maratona, que traz contadores de vários países Foto: Danilo Marques / Reprodução / Reprodução
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Das 9h às 21h desta quarta-feira, o Teatro Pedro Parenti, em Caxias do Sul, é das histórias — e com vários sotaques. Durante 12 horas ininterruptas, diversos contadores irão se revezar no palco para a 9ª Maratona de Contação de Histórias. Uma novidade desta edição é a participação, pela primeira vez, de convidados internacionais: o uruguaio Ignacio Martínez, a argentina Liliana Bonel, o Grupo Sabar África (Senegal) e o Grupo Vodu (Haiti), que se somam aos contadores brasileiros.

— Serão ser 12 horas inesquecíveis — garante a diretora do Departamento do Livro e da Leitura, Maria Cristina Tiburi Pisoni.

Leia também:
Atividades da 1ª Semana da Bachata vão até domingo, em Caxias do Sul
3por4: quer ganhar ingressos para o stand up do Murilo Couto em Caxias?
Um passo a mais: cansaço e emoção em um albergue de Puenta la Reina
"Eu sou amiga do livro, sim", diz homenageada da Feira do Livro

Embora a programação seja voltada principalmente a estudantes — estava agendada a presença de 2.770 alunos, da educação infantil ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) —, qualquer pessoa interessada pode ir conferir as histórias, dependendo da disponibilidade de lugares no horário escolhido.

Maria Cristina conta que, nas edições anteriores do projeto, foram atendidas cerca de 14.770 pessoas, a maioria crianças e adolescentes. Justamente aí reside a importância da Maratona: contribuir para a formação de leitores. 

— Ela ajuda a ampliar os referenciais literários, estimula a leitura como experiência significativa e promove a interação com o livro e a história oral, além de estimular a imaginação — enumera a diretora.

O tema escolhido para esta edição é Contação de Histórias: Uma Arte sem Fronteiras, o que redundou na presença dos convidados estrangeiros. Outra inovação é a realização, em paralelo às contações, do 1º Seminário Internacional de Contadores de Histórias, com cinco oficinas voltadas a quem trabalha na área e que ocorrem na Galeria de Arte, também na Casa da Cultura.

A realização da Maratona é da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer e do Departamento do Livro e da Leitura.

Os convidados


Os contadores convidados são Ana Luísa Lacombe (SP), Bárbara Catarina (RS), Beatriz Myrrha (MG), Celso Sisto (RS), Milene Barazzetti (RS), Penélope Martins (SP), Ignacio Martínez (Uruguai), Marô Barbieri (RS), Liliana Bonel (Argentina), Grupo Sabar África (Senegal) e Grupo Vodu (Haiti).


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comJovem morre após capotamento no Viaduto do Torto, em Caxias https://t.co/DPWMiEYRUz #pioneirohá 46 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFrio e Festival de Cinema mantêm ocupação acima de 90% nos hotéis de Gramado https://t.co/8KRijHC6DM #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros