Frei Jaime: liberando emoções - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Opinião09/05/2017 | 08h00Atualizada em 09/05/2017 | 08h00

Frei Jaime: liberando emoções

Eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com que me pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar meus sentidos (Rubem Alves). 

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Épróprio da vida estar sempre em movimento. Nada será definitivo, enquanto o coração estiver batendo. As possibilidades são muitas, os caminhos são tantos. A bagagem existencial é feita da aprendizagem de cada etapa da vida. Todos os dias acabam oportunizando novos contatos, outros pensamentos, novas emoções. Porém, para viver adequadamente é preciso reinventar-se no cotidiano. 

Faz um bem enorme desaprender para aprender de novo, raspar as tinta para dar um outro colorido, uma nova tonalidade. Mas tem algo que é excepcional: desencaixotar as emoções para recuperar o sentido de cada momento. 

Leia mais
Marcos Kirst: então é um contra nove
Tríssia Ordovás Sartori: nunca usei coroa...
Nivaldo Pereira: a bênção,  Caymmi!

Nem todos se dão conta, mas a acomodação leva à indiferença. Tem aumentado o número daqueles que simplesmente deixam como está, pois não querem mexer naquilo que foi importante, num tempo, mas que agora já não responde às buscas mais profundas. É urgente raspar algumas tintas para garantir e preservar a autenticidade.

Todos são afetados pela ideologia, pelas tendências, pela força do mercado. Chega um momento em que é preciso recuperar os sentidos e olhar à vida com muita serenidade, sem esquecer o vigor. Se for necessário desaprender para aprender de novo, sem problema.

Afinal, viver é estar sempre recomeçando, estampando no semblante a serenidade e a alegria própria de quem vive com amor e determinação. Que as melhores emoções não fiquem encaixotadas. Afinal, os melhores momentos podem e devem ser eternizados. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAgenda: Curta caxiense "Ego Sum" será apresentado no Campus 8, em Caxias https://t.co/bmCwESbfUC #pioneirohá 5 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Escritor Pedro Guerra é atração no Brigadeiraço da escola CCAA, nesta sexta, em Caxias https://t.co/STRctdW7kY #pioneirohá 6 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros