Frei Jaime Bettega: saudade, mais uma vez! - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Opinião05/05/2017 | 08h00Atualizada em 05/05/2017 | 08h00

Frei Jaime Bettega: saudade, mais uma vez!

"Existem saudades que sabem rir. São as minhas preferidas". (Ana Jácomo)

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

O simples fato de viver e conviver, provoca diversificados sentimentos. Um desses sentimentos chama-se saudade. Nem todos conseguem lidar serenamente com a saudade. Tem quem nunca gostaria de sentir saudades, outros equiparam a saudade com a tristeza: qualquer sentimento de saudade é o suficiente para ficar triste. Porém, é importante descobrir e relembrar aquelas saudades que fazem sorrir.

Seria interessante ter um espaço diário, sem horário estabelecido, para recordar fatos e acontecimentos que marcaram positivamente a vida. Tais lembranças reavivam a certeza de que se houve felicidade no ontem, hoje também será possível viver com alegria e entusiasmo. Recordar somente os fatos que provocaram dor e sofrimento é ser um tanto injusto para com a vida. Se fosse feito um sério balancete, a constatação não seria outra: os acontecimentos doloridos são infinitamente inferiores aos acontecimentos positivos. 

Leia mais
Marcos Kirst: garfo e faca nas pétalas
Tríssia Ordovás Sartori: verdades nem sempre saborosas
Nivaldo Pereira: Vênus no espelho

Acontece que, ou por carência ou por costume, as pessoas até gostam da lamentação e da tristeza. Se, um dia, os fatos positivos tiveram tanto espaço de divulgação quanto os negativos, a vida será simplesmente espetacular. Todos têm lembranças que provocam sorrisos. Seria interessante não deixar no esquecimento tais lembranças. Só assim a saudade será alegre e proporcionará momentos incríveis.

É urgente fazer as pazes com a saudade e viver de uma forma mais serena, com gratidão por ter sido protagonista de momentos intensos, dos quais a saudade é a melhor expressão. Sim, a saudade mais preferida é aquela que provoca risos. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/1MgOxX9oJV #pioneirohá 26 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comHomem é baleado após suposta briga por demarcação de terra no bairro Cruzeiro, em Caxias https://t.co/R5qPBEHTzI #pioneirohá 3 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros