Frei Jaime Bettega: as letras das canções - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Opinião04/05/2017 | 08h00Atualizada em 04/05/2017 | 11h52

Frei Jaime Bettega: as letras das canções

Quando você está feliz, você aprecia a música. Quando você está triste, você entende a letra.

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Os mais variados sentimentos chegam e nem pedem licença para entrar. A vida se parece com uma casa de portas e janelas sempre abertas. O segredo está na capacidade de selecionar o que deve permanecer e o que deve ser afastado. 

A maior parte dos dias são de felicidade. Alguns podem não concordar, mas a felicidade é presença predominante. Claro, determinados problemas são persistentes: acompanham todos os passos. Mesmo assim, o balanço final mostra que a felicidade alcança sempre as maiores proporções. Quando alguém está feliz acaba cantando sem prestar atenção à letra; está entretido com o embalo da música.

Leia mais
Frei Jaime Bettega: olhar a vida com serenidade
Ciro Fabres: companheiro de juventude
Gilmar Marcílio: modéstia à parte

Os dias tristes permitem algo extraordinário: você acaba lendo e relendo a letra da canção. Há quem afirme que as melhores composições não surgem nos dias felizes, mas nos dias de melancolia e de tristeza. Os posicionamentos são diversos, mas a tristeza tem um importante significado na vida de cada um. Se não fosse a tristeza, a vida não compreenderia profundamente alguns mistérios. A tristeza é pedagógica, ensina algumas coisas que a alegria deixa passar batido. Não se trata de ir em busca da tristeza. Mas quando ela chegar, nada de desespero, apenas ficar atento para alguns pensamentos que a tristeza traz presente.

Determinadas decisões são tomadas justamente pela presença da tristeza. Quantas histórias de vida tomaram outro rumo, com a simples chegada de dias tristes e melancólicos. Acontece que é preciso saber administrar os momentos tristes. Eles chegam e também se despedem. Que a tristeza nos ensine a compreender o significado das letras de muitas canções. Entendendo a letra, as melodias se tornam inesquecíveis. 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros