Flores da Cunha lança programação da 40º Feira do Livro da cidade - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Literatura03/05/2017 | 17h30Atualizada em 03/05/2017 | 17h30

Flores da Cunha lança programação da 40º Feira do Livro da cidade

Festa literária será realizada de 12 a 18 de maio, na Praça da Bandeira

Flores da Cunha lança programação da 40º Feira do Livro da cidade Arquivo da Prefeitura de Flores da Cunha/divulgação
Feira é o segundo maior evento cultural do município, e uma das mais antigas do Rio Grande do Sul Foto: Arquivo da Prefeitura de Flores da Cunha / divulgação
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

A Feira do Livro de Flores da Cunha, uma das mais antigas do Estado, chega na próxima semana à sua 40ª edição. A programação da festa literária, que ocorre de 12 a 18 de maio na Praça da Bandeira, foi lançada na tarde desta quarta-feira, e integra também os festejos da semana de aniversário do município, que completa 93 anos de emancipação. A patronesse da Feira será a professora, pesquisadora e escritora florense Gissely Lovatto Vailatti.

— É uma Feira compacta, mas para todos os públicos. O fato de chegarmos à 40ª edição demonstra que ela vem dando certo — avalia a coordenadora da Feira do Livro e diretora de Cultura do município, Lorete Calza Paludo.

Ela lembra que, tradicionalmente, a Feira é o segundo maior evento cultural do município (atrás apenas de Corpus Christi), atraindo estudantes de todas as escolas da cidade e também o público em geral. Durante a programação, além dos descontos de no mínimo 10% nos livros comercializados pelas seis bancas de livrarias e editoras participantes, será possível conferir bate-papos com autores e com a patronesse, participar de lançamentos e divertir-se com espetáculos teatrais.

Leia também:
Kleiton & Kledir ministram oficina de música popular e fazem show em Caxias
3por4: Programações culturais movimentam mês de maio em Nova Petrópolis

Entre as atrações estão escritores como Ana Claudia Ramos, Manuel Filho e Antônio Schimeneck, o animador cultural Roger Castro, do grupo Vivandeiros da Alegria, a trupe teatral do Ueba e o comediante e chargista Carlos Henrique Iotti.

Para a patronesse Gissely Lovatto Vailatti, homenagem é a melhor que poderia receber Foto: Larissa Verdi / jornal O Florense,divulgação

A patronesse, que já foi diretora do Museu Municipal e está lançando seu quinto livro sobre a história florense, vê a indicação de seu nome como "uma coisa extraordinária":

— De todas as homenagens que eu poderia receber, essa é a melhor, pois tenho uma ligação muito forte com os livros — diz a também colunista do jornal O Florense.

Entre os destaques da programação estão as atividades culturais que serão realizadas nos dias 13 e 14, sábado e domingo, e que incluem de um festival estudantil de poesia em italiano a uma missa comemorativa em talian. Já no dia 15 a população poderá conhecer um pouco mais do projeto de memória oral Vozes do Tempo, desenvolvido pelo Arquivo Histórico Municipal.

E a programação não se encerra com o término da Feira: as atividades culturais continuam nos dias seguintes, com ações como o 1º Gospel Fest, festival de música Gospel, e o lançamento do livro Mato Perso, Uma História a Ser Preservada, de autoria de Gissely, ambos no dia 19.

A 40º Feira do Livro de Flores da Cunha tem o financiamento do Ministério da Cultura, com realização da Associação dos Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi e patrocínio da Corsan. 

Programação
Dia 12, sexta:
19h:
abertura oficial, com homenagem aos escritores florenses, aos patronos das feiras anteriores e aos idealizadores da 1ª Feira do Livro

Dia 13, sábado:
8h:
participação das escolas, com bate-papo com a patronesse, apresentação da peça A Leitura é o Melhor Remédio (Vivandeiros da Alegria) e atividades recreativas com acadêmicas de Pedagogia da Faculdade Ideau
13h30min: participação das escolas, com bate-papo com a patronesse, apresentação da peça A Leitura é o Melhor Remédio (Vivandeiros da Alegria)
16h: Crosfit Flores da Cunha
17h: Grupo SOU
17h30min: show com os Pequenos Cantores de Garibaldi, Farroupilha e Flores da Cunha
18h30min: Coro Municipal
19h: apresentação dos alunos vencedores do Festival da Poesia 2016 da Escola São Rafael "Se o Cinelo Non Resbala"
20h: Iotti apresenta O Radicci
21h: Filó in piacca, com Grupo Ricordi

Dia 14, domingo:
17h:
escola de danças DançArte e Arte na Praça com pintores florenses
18h: missa de aniversário de emancipação política de Flores da Cunha, em talian, na Igreja Matriz

Dia 15, segunda:
8h:
participação das escolas, com bate-papo com a patronesse, apresentações do Dr. Paracetamol Verissimo (Roger Castro) e da peça Aventuras do Fusca a Vela (Grupo Ueba)
13h30min: participação das escolas, com bate-papos com a patronesse e com a escritora Ana Claudia Lemos e apresentação da peça Aventuras do Fusca a Vela (Grupo Ueba)
19h: apresentação do projeto Memória Oral Vozes do Tempo

Dia 16, terça:
8h:
participação das escolas, com bate-papos com a patronesse e com a escritora Ana Claudia Lemos e apresentações do Dr. Paracetamol Verissimo (Roger Castro) e da peça Aventuras do Fusca a Vela (Grupo Ueba)
13h30min: participação das escolas, com bate-papos com a patronesse e com a escritora Ana Claudia Lemos e apresentações do dr. Paracetamol Verissimo (Roger Castro) e da peça Circo Z e Z (Grupo Ueba)
19h: Grupo AmaRo apresenta Literatura no Ar em Qualquer Lugar e conversa de professores e público em geral com a patronesse 

Dia 17, quarta:
Manhã:
ato cívico de aniversário do município
Manhã: participação das escolas, com bate-papos com a patronesse e com o escritor Manuel Filho; peça teatral As Aventuras do Fusca a Vela (Grupo Ueba)
Tarde: ato cívico de aniversário do município
Tarde: participação das escolas, com bate-papos com a patronesse e com o escritor Manuel Filho; apresentações do Dr. Paracetamol Verissimo (Roger Castro) e da peça teatral Circo Z e Z (Grupo Ueba)
18h30min: apresentação da Escola Equilíbrio e Dança e zumba com a Academia Fórmula Fitness

Dia 18, quinta:
8h:
participação das escolas, com bate-papos com a patronesse e com o escritor Manuel Filho; apresentações do Dr. Paracetamol Verissimo (Roger Castro) e da peça teatral As Aventuras do Fusca a Vela (Grupo Ueba)
14h: peça As Aventuras do Fusca a Vela (Grupo Ueba), para o Grupo Semear e Conviver
15h30min: participação da educação infantil, com apresentações do Dr. Paracetamol Verissimo (Roger Castro) e da peça teatral Circo Z e Z (Grupo Ueba)
Noite: encerramento da Feira do Livro

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comCapoani está fora da briga pelo título nos carros e Caselani segue líder nas motos https://t.co/qeQJztVork #pioneirohá 5 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comBento Vôlei anuncia desistência da Superliga Masculina 2017/2018 https://t.co/2MMqvTIsvY #pioneirohá 5 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros