"As Cartas Não Mentem Jamais" tem sessões em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Espetáculo16/05/2017 | 15h00Atualizada em 16/05/2017 | 15h00

"As Cartas Não Mentem Jamais" tem sessões em Caxias do Sul

Teatro, música e dança se unem em apresentação da Cia Teatral Acto

"As Cartas Não Mentem Jamais" tem sessões em Caxias do Sul Fabiano Vuelma/divulgação
História se passa numa vila do interior, em que o dinheiro das pessoas começa a desaparecer subitamente Foto: Fabiano Vuelma / divulgação
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Para atuarem no espetáculo As Cartas Não Mentem Jamais, que terá sessões sábado e domingo no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, os atores da Cia Teatral Acto, de Garibaldi, precisaram incorporar novos talentos: a música e a dança. Isso porque a peça, cujo texto original é da reconhecida escritora Ana Maria Machado, foi adaptada pelo grupo num teatro musical, com trilha sonora preparada especialmente para a apresentação.

— Nos três anos da companhia, fui aos poucos procurando que os atores se tornassem plurais. Para esse espetáculo, teve um trabalho intenso de preparação corporal e preparação vocal — conta a diretora, Manuela Guerra, acrescentando que no texto havia indicações para apenas três cenas musicadas, que foram convertidas em oito.

Leia também:
"Vozes do tempo" resgata a memória de Flores da Cunha
31º Festival Colonial de Garibaldi está com ingressos à venda
"Os jovens vivem aflitos", diz o pesquisador José Machado Pais
Pedro Guerra: não tenha sucesso

Assim, com o acompanhamento ao vivo de violão, baixo acústico e percussão, os atores cantam e dançam pelo palco para contar a história de uma pequena vila na qual o dinheiro começa a desaparecer. Aos poucos, os moradores vão se tornando mais e mais desconfiados uns dos outros, e quando um grupo de ciganos chega à comunidade, também passa a ser olhado com suspeita. Entretanto, é com os ciganos que entram as cartas do título, que podem ser a solução para todo o caso.

A divertida história, na qual entram ainda um mascate curioso que se une a um rapaz da vila para tentar descobrir o que está acontecendo, estreou em outubro do ano passado, com apresentações lotadas em Garibaldi e Boa Vista do Sul. Esta é primeira vez em Caxias do Sul, e em julho As Cartas... chega a Bento Gonçalves. A classificação é livre.

— É um espetáculo para toda a família — garante Manuela.

A trilha sonora do espetáculo foi idealizada por Tiago Andreola. Uyara Camargo responde pelas coreografias, e Franceli Zimmer, pela preparação vocal dos atores. Os músicos convidados são Germano Benini, Leonardo Rossatto Finatto, Lucas Saleri e Tiago Andreola.

Agende-se
O que:
espetáculo As Cartas Não Mentem Jamais, da Cia Teatral Acto
Quando: sábado e domingo, às 20h
Onde: na Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312), em Caxias do Sul
Quanto: R$ 20 (classe artística, idosos, crianças e estudantes pagam meia), à venda no Ordovás, no Café com Mistura (Rua Pinheiro Machado, 2.357) ou com integrantes da Cia

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros