Unindo mitologia e aromaterapia, caxiense desenvolve produtos para promover a harmonia - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Cheiro das deusas07/04/2017 | 16h05Atualizada em 07/04/2017 | 16h16

Unindo mitologia e aromaterapia, caxiense desenvolve produtos para promover a harmonia

Maria Augusta Mantese explica que o uso de plantas para fins religiosos e medicinais iniciou com os gregos

Pioneiro
Pioneiro

Os cheiros estão diretamente ligados aos sentidos e provocam uma conexão com a memória afetiva e as emoções. A escritora e empresária Maria Augusta Mantese, a Guga, explica que o uso de plantas para fins religiosos e medicinais iniciou com os gregos, há milênios.

— Na verdade, desde a pré-história o homem já tinha conhecimento do fogo e modificava o cheiro da fumaça pela adição de plantas, momento em que fazia as oferendas aos deuses. Hipócrates, considerado o pai da medicina, por exemplo, manipulava concentrados de plantas para conseguir benefícios aromáticos do ponto de vista curativo — ressalta.

Leia mais
Caxiense que já experimentou 999 cervejas fabrica a milésima para brindar com os parceiros de copo 
Produtores de queijo serrano artesanal comemoram lei que regulamenta atividade
Quinquilharias podem virar pelas que decoram e energizam ambientes
Confira o que fazer no final de semana em Caxias e região


Amante da mitologia, Guga resolveu unir histórias sobre as deusas gregas com as técnicas milenares de aromatização – ela é proprietária da marca de aromatizantes Maria Cheirosa. Além do perfume, garante que o líquido traz uma série de benefícios ao corpo e contribui para a harmonia dos ambientes.

— O primeiro perfumista grego, Megallus, criou um perfume chamado Megalion, que se tornou o mais famoso perfume da Grécia antiga. Ele era composto de canela e mirra e servia para vários propósitos além de perfumar o corpo. A origem da palavra "perfume" vem do latim per fumum, que quer dizer através da fumaça. Por meio da queima dessas plantas, havia a explosão do perfume — explica Guga.

Na mitologia, as deusas do Olimpo se besuntavam desses óleos essenciais puros para atrair os humanos — eles não podiam se relacionar com deusas, e então elas usavam dos poderes produzidos pelo perfume para seduzi-los. Afrodite era perita em fazer isso. O nome "afrodisíaco", por exemplo, nasceu dessa característica dela.

Deusa do Amor, Afrodite é capaz de provocar a capacidade de dar afeto e de apreciar a beleza. É também o impulso interior para unir os opostos e alcançar o equilíbrio e a harmonia permanentes. Estabelece a paz, une os opostos, forma relacionamentos e amizades. Desenvolve romance, encantamento, talento artístico, atração, êxtase, elegância, erotismo, fantasia, magnetismo, companheirismo, paixão, paz, sensualidade, sedução, vaidade, e onde sua imaginação o levar tendo como chave o amor e a sedução. Os aromas dela são a camélia, a rosa e o sândalo, que provocam afeto amoroso e sensual.

Aromas que as divindades gregas usavam

Queridinhos de Afrodite

:: Artemísia: desperta o desejo sexual e restabelece a virilidade perdida, além do frescor que ela oferece.

:: Baunilha: usada para curar, aliviar, trazer sorte e, em misturas, amor.

:: Benjoim: unção usada para bênção e proteção. Ele aumenta a beleza e purifica.

:: Bétula: pode-se usá-la junto a outros óleos em misturas para o amor ou atração sexual.

:: Camélia: quem o usa se torna inesquecível.

:: Cardamomo: conhecida como o fogo de Afrodite, é uma essência magnética para aumentar a atração sexual.

:: Citronela: atrai novos clientes ou amigos, traz serenidade dentro de casa, afasta o mal e a negatividade.

:: Coentro: óleo afrodisíaco que aumenta a atração.

A deusa Artemis é ligada à vida selvagem e à caça. É filha de Zeus e irmã gêmea do magnífico Apolo. Aparece sempre seguida por um séquito de animais. É muito bonita, virgem e devemos vê-la e senti-la com o coração. Que óleos ela passava em seu corpo?

Favoritos de Artemis

:: Cânfora: usado como energizante psíquico e fonte de poderes ocultos em misturas lunares, além de ser fortemente indicado para massagens corporais para ganhar força.

:: Gardênia: protege, acalma, alivia, usado para sanar brigas entre casais e restabelecer a paz e o amor no casamento.

:: Ginseng: usado no corpo para dar vitalidade física.

:: Lótus: além de prolongar a vida, é excelente para cura, energia e fertilidade, atrai sorte e amor.

Hera era esposa de Zeus. A deusa que zela pelo lar, representando o instinto da união, do casamento sagrado, não aceitando de forma alguma a traição.

Ela é conservadora, controladora, fiel, rege pela ordem, perseverança e sobriedade. Representa o desejo de possuir um companheiro e o sentir-se incompleta com a falta dele.

Envolta em seus perfumes, ela se prepara meticulosamente para seus deveres públicos. Perfuma-se com óleo de algália para agradar ao marido, as vezes usa magnólia, mirra ou outros óleos que trazem paz e harmonia, com o intuito de afastar a discórdia no casamento. Sua aparência é de nobreza, e é com grande deferência que devemos pensar nessa deusa.

Óleos de Hera

:: Algália: traz proteção, iluminação e magnetismo sexual.

:: Bergamota: óleo de unção para proteger do azar e de perigos físicos.

:: Cipreste: untar-se com esse óleo traz bênçãos e proteção. Ele tem o poder de curar, atrair sorte e ganhos financeiros.

:: Lírio do vale: usado para ter um sono tranquilo e aliviar a dor de cabeça.

:: Magnólia: traz paz e harmonia à meditação e ao desenvolvimento espiritual.

:: Mirra: óleo de unção sagrado para bênção, proteção, meditação e cura.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Espetáculo circense "Menorah" é uma das atrações da ExpoBento 2017 https://t.co/cJjc5PvYZW #pioneirohá 9 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEmpresário de Farroupilha investe na criação de parque temático da cerveja https://t.co/0qhMQgD6xu #pioneirohá 9 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros