Projeto (outra coisa) estreia nesta quarta-feira, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Cultura25/04/2017 | 07h00Atualizada em 25/04/2017 | 08h40

Projeto (outra coisa) estreia nesta quarta-feira, em Caxias do Sul

Encontros mensais abordarão as artes visuais por meio de conversas informais

Projeto (outra coisa) estreia nesta quarta-feira, em Caxias do Sul Charles Segat/
Foto: Charles Segat
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

É arte? Não é arte? Ou é outra coisa? E, aliás, o que é mesmo a arte? De perguntas — sem resposta — como essas nasceu um novo projeto cultural que terá encontros mensais em Caxias do Sul, sempre na última quarta-feira do mês: o (outra coisa), com foco no debate de temas ligados às artes visuais e à relação destas com o ser humano. Bem informal, ele também se define em relação a outras coisas: não é palestra, não é bate-papo, não é monólogo e não é aula.

— A ideia é conversar sobre artes visuais, sempre partindo de um tema e amarrando-o com a história da humanidade — explica o produtor cultural Nano Richardi, um dos organizadores da programação, juntamente com Carine Turelly, Thiago Quadros e Ana Bulhufas.

Leia mais
3por4: Curta caxiense "Review"  é selecionado para dois festivais internacionais
3por4: MDBF 2017 anuncia Ian Siegal como um dos headliners do festival 
Por que sua mãe merece um dia de rainha? Participe e a surpreenda no Dia das Mães!

Carine, que é professora de Artes na rede municipal e já coordenou a Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura, ressalta a preocupação do grupo com a formação e com a discussão da arte. Isso porque, embora muitas vezes se pense a arte como algo fixo, formatado e de certa forma restrito, criando-se um ciclo vicioso em que sempre o mesmo é apresentado, na verdade ela vai além:

— Quando se quer pensar em arte, se começa a pensar em outras coisas, não tão óbvias e não tão prontas, mas que são as que realmente importam. É isso que queremos discutir, pois o processo da arte é discussão — diz Carine.

Leia também:
3por4: Curta caxiense "Review"  é selecionado para dois festivais internacionais
3por4: MDBF 2017 anuncia Ian Siegal como um dos headliners do festival 
De vendedor de picolés a palestrante internacional: conheça Dan Willms, criador do workshop Mudança Positiva

Ela acrescenta que há muita gente produzindo e que ainda é desconhecida. A ideia é chamar todas essas pessoas — as que estão no circuito, as que não estão, os interessados e curiosos em geral — para conversar. Os encontros serão temáticos, com o assunto em pauta definido geralmente em uma única palavra. Para esta primeira edição, o escolhido foi "convite", com uma abordagem indo desde o nascimento dessa prática até os convites para exposições de arte, passando pelo não convite, pelas intervenções utilizadas para atrair o público para um espetáculo e por vários outros tópicos.

— Assim com se passou dos antigos salões de arte, com pinturas cobrindo todos os espaços, às galerias atuais, o convite também evoluiu — diz Richardi.

O público será convidado a participar, a partir de questionamentos como, por exemplo, de que forma se pode aproximar as pessoas da arte — ou, em outras palavras, como convidá-las a penetrar nesse mundo. E embora o formato do (outra coisa) ainda possa mudar, pois como a própria arte ele é algo em processo, a conversa informal será o eixo sobre o qual girará o projeto. Além dos encontros, agendados até dezembro, o grupo já planeja outras ações, como a publicação de um fanzine e, numa terceira etapa, o auxílio a quem produz arte para o desenvolvimento de mostras coletivas ou mesmo individuais.

— Uma coisa puxa a outra — resume Carine.

Afinal, arte é isso mesmo: mudança contínua.

Agende-se
O que:
(outra coisa) conversas sobre arte
Quando: nesta quarta, dia 26, das 19h às 20h
Onde: Café Do Arco da Velha, no térreo da Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333, Centro), em Caxias do Sul
Quanto: entrada franca

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comUnião De Zorzi é campeão do Municipal de Futebol Amador de Caxias do Sul https://t.co/oEKkfbZs8v #pioneirohá 6 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comhttps://t.co/5yA7rFuOab https://t.co/sadDNhifRj #pioneirohá 7 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros