Na marca da sereia - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Moda14/04/2017 | 14h00Atualizada em 15/04/2017 | 09h45

Na marca da sereia

Coletivo independente de Caxias cria ensaio que aborda o agender

Na marca da sereia Weslei Torezan/Divulgação
Modelo Patrick Rigon Foto: Weslei Torezan / Divulgação

O unissex de tempos atrás tem ganhado cada vez mais força como conceito, alertando para novos tempos na moda. Compartilhado atualmente sob termos como agender, plurissex e genderless, a moda sem gênero avança das passarelas para as coleções de lojas bem populares como a C&A. Em Caxias, um coletivo independente de moda resolveu abraçar a temática no ensaio Helpless Mermaid (algo como "sereia desamparada", na tradução do inglês). O editorial autoral tem roupas assinadas pela estilista caxiense Melina Roveda e calçados da Arezzo. O intuito do trabalho, no entanto, não é comercial.

—É legal poder fugir um pouco da coisa comercial, estática, quando a gente tem que se adaptar a uma ideia. Nossa intuito é produzir alguns editorais mais autorais, num formato conceitual. Às vezes preciso disso para me soltar um pouco — diz Jônatan Cruz, que assina a produção de moda.

O coletivo tem ainda nomes como o do fotógrafo Weslei Torezan e da dupla Isa Abreu e Mauricio Lopes, que assina a beauty. O modelo escolhido foi o andrógino Patrick Rigon, que topou participar do projeto independente do grupo sem ganhar cachê.

A temática do ensaio remete à figura lúdica da sereia, muito presente nas histórias de fantasia. A concepção foi pensada com o objetivo de provocar a reflexão sobre o agender. Para Jônatan, a sereia habita no hibridismo, questionando-se se é peixe ou humano e refugiando-se num mundo à parte.  

— Já vi em muitos documentários que alguns transgêneros se identificam com a figura da sereia, que não tem sexo abaixo da cintura apesar da associação com um ser feminino, elas são naturais — diz o produtor de moda.
   

FICHA TÉCNICA
Produção de Moda: Jônatan Cruz
Fotografia: Weslei Torezan
Tratamento de Imagem: Caroll Ferreira
Modelo: Patrick Rigon (Joy Model Manegement)
Beleza: Isa Abreu e Mauricio Lopes
Fashion designer: Melina Roveda
Apoio: Arezzo e Gabriela Basso Clothing
Agradecimentos: Rafaela Bins, Samuel Pereira e Tiago J. Rodrigues


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comhttps://t.co/AzHzpTRazb #pioneirohá 14 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comÚltimo suspeito de furto à Delegacia de Polícia de Nova Prata é preso https://t.co/48nlDS1gUx #pioneirohá 20 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros