Ligante Anfetamínico faz show em Caxias neste sábado, lançando DVD  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Rock21/04/2017 | 09h52Atualizada em 21/04/2017 | 09h52

Ligante Anfetamínico faz show em Caxias neste sábado, lançando DVD 

Produção independente mostra trajetória da banda

Ligante Anfetamínico faz show em Caxias neste sábado, lançando DVD  Bárbara Kosarevitz/Divulgação
Grupo completa 20 anos de estrada no ano que vem Foto: Bárbara Kosarevitz / Divulgação

O bairro Cruzeiro, um dos mais tradicionais de Caxias, foi cenário para o nascimento de uma banda bem fora dos padrões lá pelo final da década de 1990. Uns guris estavam a fim de anarquizar geral e começaram a ensaiar mirando referências em "troublemakers" famosos como Os Replicantes e Sex Pistols. Se os Ramones tiveram Forrest Hills, os Ligantes tiveram a zona leste da cidade para chocar com seu som e visual punks. O vocalista, Esqueleto, segue morando por lá, mas amanhã levará a banda até outro endereço underground da cidade para celebrar sua história. O bar Porão do Kaos, que fica no Cinquentenário, recebe a banda para o lançamento do DVD Ligantes - A História da Ligante Anfetamínico.

Leia mais:
Orquestra Municipal de Sopros homenageia Pixinguinha neste domingo, em Caxias do Sul
3por4: domingo tem Conexão São Patrício - Urbano Park, em Caxias
Ego Kill Talent se apresenta nesta sexta-feira, em Caxias do Sul


Dirigido por Márcio Schenatto e produzido de forma independente, o filme mostra bastante o bairro que ainda é casa da banda — tem até uma cena deles tocando na rua. Trata-se de um mosaico toscamente saboroso sobre esse e outros espaços da cidade habitados pelo quarteto de 1998 para cá. Muitos dos palcos mostrados no documentário já não existem mais e podem causar certa nostalgia nos roqueiros caxienses com mais de 30 anos. Há registros históricos (retirados de fitas VHS) do extinto festival Canta Park, por exemplo, e de casas como Revival Rock Bar, Bar Galleria, Vagão, etc.

— O documentário ficou com a cara da banda, bem espontâneo. Achei umas partes bem engraçadas, mas também me emocionei vendo nossa história. Pensar nas bandas que sempre fomos fãs, como Replicantes, e depois ver como nos aproximamos — comenta o baterista e fundador da banda, Luciano Paim.

Para quem sempre teve Wander Wildner como uma referência — aliás, o nome da banda é inspirado numa demo-tape chamada Punk Rock Anfetamínico Que Matou a Modelo, da primeira banda do punk brega, o Sangue Sujo —, a Ligante chegou bem longe, inclusive gravando uma música com o cara. Wander virou um amigo, assim como os integrantes do Replicantes. Essa camaradagem entre bandas também é mostrada no filme.

— O Márcio (diretor) nos acompanhou nos últimos quatro anos e colheu alguns depoimentos desse pessoal em lugares que tocamos — conta Luciano, que atualmente divide palco com Esqueleto (vocais), Kostela (guitarra) e Alex Amaro Bonfim (baixo).

A Ligante tem duas demos e três CDs de estúdio gravados. O último trabalho, Isso é Rock Filho da P*, foi lançado há dois anos. O show de amanhã terá um apanhado de todas essas fases, resumindo num único setlist quase 20 anos de punk autoral na cidade. A intenção é exibir o documentário num telão, antes do show.

— Vai ser legal, tem uma gurizada que nem era nascida quando algumas daquelas imagens foram gravadas — brinca Luciano.

A noite também será especial porque será a última do bar Porão do Kaos, que foi um dos redutos recentes do underground (literalmente) caxiense. Pelo menos, esse "The end" terá trilha sonora à altura.

PROGRAME-SE
:: O que: show e lançamento do DVD da Ligante Anfetamínico. Também hevrá shows com as bandas Repudiyo (de Curitiba), Desiguais, Ferrolho, Karnificina e Soda Caustica.
:: Quando: neste sábado, às 19h
:: Onde: Porão do Kaos (Valfrida Versteg, 281, Cinquentnário)
:: Quanto: R$ 10


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comRelações familiares na serra gaúcha são descobertas graças à ferrovia https://t.co/rgm05D1qYE #pioneirohá 17 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFeira de Profissões oferecerá 100 vagas de trabalho em Caxias https://t.co/5Bp1OcvJda #pioneirohá 47 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros