Feira do Livro de Caxias volta para a Praça Dante Alighieri em 2017 - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Cultura05/04/2017 | 14h37Atualizada em 05/04/2017 | 15h49

Feira do Livro de Caxias volta para a Praça Dante Alighieri em 2017

Programação, no entanto, será descentralizada, com algumas atividades na antiga Estação Férrea, na Casa da Cultura e no Museu Municipal

Feira do Livro de Caxias volta para a Praça Dante Alighieri em 2017 Porthus Junior/Agencia RBS
Encontro voltará a ser realizado no centro da cidade, depois de ter sido realizado no Largo da Estação no ano passado Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

A Feira do Livro de Caxias do Sul voltará para a Praça Dante Alighieri, no centro da cidade. A decisão foi anunciada na tarde desta quarta-feira pela secretária municipal da Cultura, Adriana Antunes, após reunião da comissão organizadora, formada por livreiros, escritores, entidades e poder público.

Uma enquete com a população, há duas semanas, já havia apontado a preferência pelo retorno ao local original, após a última edição ter sido realizada na Praça das Feiras, junto à antiga Estação Férrea. Agora, juntaram-se ao voto popular os votos da comissão e da Secretaria.

Leia mais

Feira do Livro de Caxias negocia vinda de Ziraldo e Valter Hugo Mãe

Voto popular prefere Praça Dante Alighieri como local da Feira do Livro de Caxias

Uma característica da 33ª Feira do Livro, entretanto, será a descentralização: enquanto as bancas de livreiros e editores estarão concentradas na Dante, algumas atividades ocorrerão na Biblioteca Parque, na antiga Estação Férrea. O Teatro Municipal Pedro Parenti, a Biblioteca Municipal e a Galeria Gerd Bornheim, na Casa da Cultura — situada em frente à Praça Dante — e espaços do Museu Municipal também devem se integrar à Feira, abrigando diferentes atividades.

No ano passado, houve polêmica quando da transferência da programação para a área da Estação, e muitos livreiros se negaram a participar da Feira. Agora, o retorno à Praça promete ser tranquilo, pois a Associação dos Livreiros Caxienses (Alca) integra a comissão organizadora e também votou pelo Centro.

— Ficamos muito felizes, pois desde que surgiu a possibilidade de transferir a Feira para outro espaço, em 2015, a Alca defendeu a permanência na Praça Dante — diz o presidente da entidade, Cristiano Bartz Gomes.

A 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul ocorre de 29 de setembro a 15 de outubro, e terá como tema Todos os Leitores — Todas as Leituras.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comResidência é totalmente consumida em incêndio no interior de Farroupilha https://t.co/MAIwbUtxI3 #pioneirohá 36 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAgenda: Humberto Gessinger se apresenta neste sábado na Fenakiwi, em Farroupilha https://t.co/OxVsBsuS1X #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros