Espetáculo "VaiqueuVoo" será a atração de domingo em Farroupilha - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Cultura de graça!26/04/2017 | 12h10Atualizada em 26/04/2017 | 12h10

Espetáculo "VaiqueuVoo" será a atração de domingo em Farroupilha

Mescla de acrobacias e comicidade é da trupe paulista Irmãos Sabatino

Espetáculo "VaiqueuVoo" será a atração de domingo em Farroupilha Paulo Barbuto/Divulgação
História dos aviadores dos anos 1930 é recontada com muito humor e, claro, acrobacias aéreas Foto: Paulo Barbuto / Divulgação
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Acrobatas vão voar pela Praça da Emancipação, em Farroupilha, na tarde de domingo. É o espetáculo VaiqueuVoo, da Cia. Irmãos Sabatino, que mescla acrobacias aéreas circenses, comicidade, improviso e música ao vivo para contar a história dos bravos e habilidosos aviadores dos anos 1930. A apresentação, gratuita, integra a programação Arte Sesc — Cultura por Toda Parte.

— Há uma relação entre os trapezistas e os acrobatas aéreos, que é a necessidade de confiança uns nos outros. Daí a brincadeira com o nome do espetáculo: se um vai, o outro voa — explica o diretor André Sabatino, ele próprio um dos artistas acrobatas.

Leia também:
Projeto (outra coisa) estreia nesta quarta-feira, em Caxias do Sul
Natalia Borges Polesso: Convite - Limpa Maesa
3por4: Curta "Dona Oldina Vai às Compras" é gravado em Carlos Barbosa
De vendedor de picolés a palestrante internacional: conheça Dan Willms, criador do workshop Mudança Positiva

Sabatino acrescenta que o show resgata, de uma forma divertida, a trajetória dos aviadores que, ao fim da I Guerra, precisaram procurar novas alternativas do que fazer, e acabaram migrando para as acrobacias que encantavam multidões. Na apresentação, os aviões são de brinquedo, mas os artistas voam de verdade com o auxílio de equipamentos como a barra fixa (igual a da ginástica olímpica), a báscula (uma espécie de gangorra) e o quadrante aéreo.

— Além do virtuose, recheamos com a temática da aviação e da comicidade clássica, no estilo dos Três Patetas — revela o diretor.

A companhia paulista estreou VaiqueuVoo em 2013 e, no ano passado, levou o espetáculo para uma turnê pela Europa, passando por Bélgica, Holanda e Suécia. No Rio Grande do Sul, essa é a segunda apresentação — anteriormente, estiveram apenas em Santa Maria, para um festival de circo.

— E nós queremos muito ir para aí, conhecer a região — garante Sabatino.

O trio de acrobatas, completado por Gianfranco Muchacho e Petit Jeferson, ganha o acompanhamento sonoro do percussionista Fabio Matú, que ajuda a dar um toque mais contemporâneo aos elementos tradicionais da apresentação. Tudo, é claro, com uma pitada bem própria da Cia. Irmãos Sabatino, cujos integrantes trabalham com pesquisa acrobática há mais de duas décadas e com pesquisa circense desde 2000.

— É uma mistura que deu certo — define o diretor e acrobata.

Bom para o público, que poderá rir e admirar-se enquanto os artistas desafiam as leis da gravidade.

Equipamentos como a barra fixa, o quadrante aéreo e a báscula ajudam o trio de acrobatas a "voar" no palco Foto: Paulo Barbuto / Divulgação

Agende-se
O que:
espetáculo VaiqueuVoo, da Cia. Irmãos Sabatino
Quando: domingo, dia 30 de abril, às 15h
Onde: na Praça da Emancipação, em frente à prefeitura de Farroupilha (se chover, a apresentação será transferida para o Centro de Eventos Municipal)
Quanto: gratuito
Duração: o espetáculo tem duração de 50 minutos.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPolícia Civil conclui que comerciante foi morta em discussão sobre troco de cerveja em Caxias do Sul https://t.co/Q7gYdIVYWX #pioneirohá 8 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Queremos sonhar um pouco mais alto", diz presidente do Juventude após manter Tiago Marques no Jaconi https://t.co/U2tj5MNfoH #pioneirohá 8 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros