Confira receitas doces ou salgadas com chocolate e fuja do óbvio na Páscoa - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Chocolate na panela07/04/2017 | 15h39Atualizada em 07/04/2017 | 20h22

Confira receitas doces ou salgadas com chocolate e fuja do óbvio na Páscoa

Que tal desafiar a criatividade e ir além, incluindo a iguaria em receitas salgadas e sobremesas?

Atire a primeira trufa quem nunca quis mergulhar em um daqueles ovos de colher de aparência deliciosa que volta e meia surgem nas redes sociais. Não, você não está sozinho, afinal, há algum tempo eles passaram a ser objeto de desejo nos dias que antecedem a Páscoa. Mas que tal desafiar a criatividade e ir além, incluindo o chocolate em receitas salgadas (fica uma delícia!) e sobremesas para surpreender os convidados?

Pois a Caracol Chocolates, de Gramado, lançou há pouco um produto exclusivo para uso na culinária, tanto em pratos salgados quanto doces, com 74% de cacau. Desenvolvido com a participação da chef pâtissière chocolatière Mirian Rocha, juntamente com a engenheira de alimentos Corina Rangel e o chocolatier Jaderson Souza, o Cullinaire tem como diferencial uma maior concentração de manteiga de cacau, que funciona como proteção térmica para o produto quando as preparações requerem temperaturas mais intensas.

Leia mais
Produtores de queijo serrano artesanal comemoram lei que regulamenta atividade
Caxiense que já experimentou 999 cervejas fabrica a milésima para brindar com os parceiros de copo 
Como rótulos de cerveja estimulam os consumidores a comprar determinada marca

A manteiga de cacau atua como a principal condutora dos aromas e sabores das especiarias dos pratos. O produto se apresenta em forma de escamas, facilitando o derretimento e o manuseio, e tem baixo nível de doçura. A embalagem, traz receitas desenvolvidas por Mirian, como o peito de frango com molho de chocolate, o creme de tomate picante com chocolate e o petisco de queijo e uva com ganache de mostarda.

Além dessas delícias, desafiamos a blogueira Patrícia Zuco, do blog Zucca Gastrô, a desenvolver pratos com chocolate exclusivos para o Almanaque. Que tal?

Costelinha suína ao molho de chocolate
Sugestão Patrícia Zuco - serve 2 pessoas

Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Ingredientes
Para a carne:
:: 1 costelinha de carne suína entre 300g e 400g
:: sal, pimenta e temperos a gosto

Para o molho:
:: 100g de chocolate amargo picado
:: 150g de polpa de tomatez 140g de bacon picado
:: 25ml de vinho branco seco
:: alecrim, tomilho e manjerona num pequeno bouquet garni (amarrados)
:: 25ml de água
:: 1 colher (chá) de açúcar
:: pimenta caiena a gosto

Para a farofinha:
:: 1 xícara de farinha de mandioca
:: 1 colher (sopa) de manteiga
:: bacon usado no molho
:: 1 ramo de alecrim e 1 de tomilho picados
:: sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
1. Prepare a carne. Tempere a seu gosto, com sal, pimenta e temperos. Não se recomenda marinada. Pré-aqueça o forno a 200°C. Numa frigideira bem quente, sele a carne por todos os lados e leve ao forno por uma hora ou até ficar no ponto de cozimento correto (não pode ficar mal passado). Reserve.
2. Prepare o molho. Numa panela pequena, frite o bacon. Quando estiver bem sequinho, separe-o em outra frigideira e reserve. Na panela em que foi frito o bacon, adicione os temperos, o tomate em polpa, o vinho e o açúcar e deixe cozinhar em fogo baixo. Ao colocar os líquidos, eles devem deglaçar o fundo da panela (remover os resíduos da fritura do bacon). Quando secar um pouco, adicione a água, o sal e a pimenta do reino. Deve cozinhar por, pelo menos, 20 minutos. Quando pronto, retire os temperos, adicione o chocolate picado, em fogo bem baixo (se necessário, desligue), misture até incorporar bem, adicione a pimenta caiena e desligue.
3. Para a farofinha, basta adicionar à frigideira com o bacon os temperos picados e a manteiga e deixar fritar bem. Deixe secar e tostar.
4. Monte o prato colocando fatias da carne assada com uma concha do molho e uma porção da farofinha.

Taça de Páscoa da Zucca
Sugestão Patrícia Zuco - serve 10 pessoas

Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Ingredientes
:: 400g de doce de leite
:: 1 litro de creme de leite fresco
:: 20ml de licor de laranja
:: 1 e 1/2 xícara de frutas cristalizadas (laranja ou amarelas)
:: 1 pacote de merenguinhos
:: 200g de chocolate amargo 70%

Modo de preparo
1. Prepare o doce de leite. Numa tigela, misture o doce de leite com 100ml do creme de leite e reserve.
2. Prepare o creme de leite com frutas. Numa tigela, coloque 500ml de creme de leite e bata até ficar bem firme. Cuidado para não virar manteiga. Adicione as frutas cristalizadas picadas e reserve.
3. Prepare a ganache de chocolate. Numa panela, coloque o creme de leite restante (400ml) e aqueça. Quando quente, adicione o chocolate picado e o licor. Deixe o fogo bem baixo até incorporar bem. Desligue e permaneça mexendo até que o creme fique homogêneo. Leve à geladeira.
4. Monte a taça: você pode usar várias taças menores ou uma grande taça ou prato com boa altura das bordas para formar as camadas e servir à mesa. No fundo, coloque o doce de leite, cubra com duas camadas de mereguinhos. Adicione o creme de leite montado com as frutas e leve à geladeira. Após firmar bem, adicione a ganache alcoólica. Se esta firmar demais, basta aquecer no micro-ondas por 30 segundos, mexer bem e colocar sobre o restante da taça. Não coloque a ganache quente. Leve tudo à geladeira. Decore com chocolate picado ou mereguinhos. Sirva bem gelado.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comCaxias do Sul Basquete confirma renovação com Banrisul e verba necessária para assegurar presença no NBB 10 https://t.co/2jQtxgu2aN #pione…há 4 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comSérie da semana: assista "3%" https://t.co/cYE7aie10J #pioneirohá 4 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros