Como conversar sobre abuso sexual com a criança - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Falando de Sexo11/04/2017 | 20h00Atualizada em 11/04/2017 | 20h00

Como conversar sobre abuso sexual com a criança

Veja de que forma você deve falar sobre isto com seu filho, orientando-o para que saiba defender-se de tentativas de violência

Como conversar sobre abuso sexual com a criança /
Andrea Alves e Lúcia Pesca

falandodesexo@diariogaucho.com.br

Comece a explicar para os seus filhos a diferença entre carinhos saudáveis e contatos físicos abusivos. O segredo é falar para o seu pequeno de forma clara e transparente, mas usando a linguagem da criança.

Trabalhe com o saber dizer "não" e invista em um canal aberto como pais, para o filho contar o que acontece nestas ocasiões. As crianças gostam de ouvir histórias, receber carinhos ou pedir ajuda para vestirem-se, mas explique que, quando alguém tentar beijar, abraçar, tocar nas suas partes íntimas com um jeito que os deixem tristes, com medo, vergonha ou machucado, elas devem dizer "não" e contar para alguém de confiança dela.

Deixe claro, também, que, se elas não conseguirem falar, podem desenhar ou mostrar uma imagem que simbolizem o que aconteceu naquela hora.

Bem perto

O abusador, raramente, chega agredindo ou ameaçando. Ele começa pelas beiradas, seduzindo a criança com coisas de que ela gosta.

Muitas vezes, são amigos, parentes ou vizinhos, ou seja, pessoas que o menor conhece e não imagina que possam fazer mal. Uma boa ocasião de tocar no assunto é quando o adulto vê, ouve ou lê algo na mídia que ilustra estas situações abusivas.

Aí, é a hora de dar orientações de como a criança deve agir, relatando a violência para alguém de confiança e usando canais oficiais como o Disque 100 — Disque Direitos Humanos.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br 

 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAtacante Yago é apresentado pelo Juventude e pode estrear sexta https://t.co/zKXvws80y4 #pioneirohá 56 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Protagonistas de "Toda Nudez Será Castigada" ajudam a compor Fachada do Palácio dos Festivais https://t.co/fnYJxgBjnH #pioneirohá 2 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros