Banda de um homem só, O Lendário Chucrobillyman volta a Caxias nesta quarta-feira - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Música19/04/2017 | 08h30Atualizada em 19/04/2017 | 08h30

Banda de um homem só, O Lendário Chucrobillyman volta a Caxias nesta quarta-feira

Paranaense mistura blues, punk, rockabilly, moda caipira  e mais um pouco

Banda de um homem só, O Lendário Chucrobillyman volta a Caxias nesta quarta-feira Porthus Junior/Agencia RBS
Em 2012, performance do Lendário Chucrobillyman foi uma das mais comentadas do Mississippi Delta Blues Festival Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Trash blues, rock primitivo, blues psicótico, rock tosqueira ou free style music são algumas das combinações que Klaus Koti já utilizou para definir a música d¿O Lendário Chucrobillyman, personagem que ele define como um ser interior, algo como Dr. Jekyll e Mr Hyde, de O médico e o monstro. Para o paulista de Itararé radicado em Curitiba, que hoje à noite traz seu projeto one man band à Cachaçaria Sarau, em Caxias, trata-se de um artifício para evitar que suas plateias esperem de seu show o blues tradicional que é apenas uma de suas referências. 

– É legal dar esse direcionamento, para a pessoa saber que é blues, mas também é tosqueira. Porque normalmente ela quer ver um cara que vai tocar blues muito bem, com a voz perfeita...e eu faço bem o contrário, algo meio sujo e meio fora do tempo. É a raiz punk de pegar elementos tradicionais e tentar remontar com outro significado, que vai soar como algo pouco confortável, como a pessoa se engasgar comendo hambúrguer – divaga.

Tanto quanto a batida do blues aliada ao ritmo punk que sai da combinação de bumbo, prato, violão, kazoo e slide, chama a atenção em Chucrobillyman figurinos como o que usou ao estrear em Caxias, no Mississippi Delta Blues Festival 2012: paletó bem alinhado e uma máscara de gorila com chapéu de aba curta. É uma marca registrada assim como o chicken style, performance em que imita os passos e os cacarejos de uma galinha. 

— A máscara está sempre na minha mala, às vezes eu uso, às vezes, não. É f... tocar com ela, porque não é muito confortável. Não consigo enxergar bem o que estou fazendo — admite. 

É com essa singularidade que Chucrobillyman tem acumulado fãs e amigos na cena alternativa por onde passa, sendo sempre convidado a voltar. Dessa forma rolou a parceria com o duo de punk rock caxiense Jessica Worms, que abrirá os trabalhos na Sarau e o acompanhará também em Canoas, na sexta-feira.

— Conheci o Greg (Gregory Elia Debaco, da Jessica Worms) numa passagem por Caxias e ficamos amigos. É um cara que já montou várias bandas punk pela cidade, e que está organizando essa viagem — explica.

Aos 37 anos, Klaus Koti se assusta ao contabilizar 17 anos de uma carreira que começou em bandas de rockabilly no início dos anos 2000. Foram anos intensos e que passaram rápido, principalmente desde que deu vida a Chucrobillyman, em 2004. Com o altergo, pseudônimo ou seja lá o que for, já foram dois discos lançados, The Chicken Album (2008) e Man-Monkey (2013), e turnês que passaram por Portugal, Itália, Suíça, Alemanha e Estados Unidos, além de rodar pelo Brasil nos circuitos alternativos. 

— Nunca imaginei que a música fosse me ajudar a me manter economicamente. Ainda não posso viver só dela, por isso também tenho meu trabalho como designer e faço xilogravuras. Mas posso me dar ao luxo de me manter fiel ao meu estilo, sem precisar fazer covers ou outras paradas que não teriam nada a ver com o que eu gosto — avalia.

SERVIÇO

O quê: Show com O Lendário Chucrobillyman (abertura de Jessica Worms)
Quando: Hoje, a partir das 22h
Onde: Cachacaria Sarau (Rua Coronel Flores, 749)
Quanto: R$ 15 ou R$ 10 (com 1kg de alimento não perecível)

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPedro Guerra: prazo de validade https://t.co/6cIY9zmXw9 #pioneirohá 17 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAutores de duplo homicídio em briga em São José dos Ausentes são presos pela Brigada Militar https://t.co/ioaW79lrFt #pioneirohá 52 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros