3por4: Fernando Berti assume Orquestra Municipal de Sopros de Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Novidade10/04/2017 | 06h10Atualizada em 10/04/2017 | 06h10

3por4: Fernando Berti assume Orquestra Municipal de Sopros de Caxias

Maestro retorna ao cargo que ocupou de 1997 a 2008

3por4: Fernando Berti assume Orquestra Municipal de Sopros de Caxias Ricardo Wolffenbüttel/Agencia RBS
Regente quer reforçar presença da orquestra em bairros Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Tem maestro novo na Orquestra Municipal de Sopros. Pensando bem, nem tão novo assim, já que Fernando Berti participou da fundação do grupo, em 1997, e o comandou até 2008 (atuando nas duas gestões do prefeito Pepe Vargas, do PT, e na primeira de José Ivo Sartori, do PMDB). Nesta segunda, o maestro retoma o compromisso com a orquestra, depois de aceitar o convite da Secretaria Municipal da Cultura recebido em fevereiro. Ele substitui Gilberto Salvagni, que saiu em dezembro.

Leia mais:
Experimente Pera ao vinho
Leia o Almanaque do último fim de semana

– Acho que ficou um legado do trabalho realizado. Minha relação com a orquestra até extrapola a conotação musical, já que participei da formação, acompanhei o processo desde o início – comenta.

Entre os objetivos de Berti está reforçar a presença da orquestra na comunidade, levando espetáculos para bairros, igrejas e retomando o projeto Concertos Didáticos (dedicado a crianças e adolescentes). Ao mesmo tempo, o maestro não quer deixar de lado questões vinculadas à produção artística da orquestra. Um exemplo disso poderá ser conferido na primeira apresentação do grupo nesta nova fase. O concerto será dia 23 de abril, no Teatro Pedro Parenti. A primeira parte do repertório será voltada à música erudita e a segunda homenageará o compositor brasileiro Pixinguinha:

– Essa parte temática é em função ao Dia Nacional do Choro e dos 120 anos do nascimento de Pixinguinha. Fui chamado para pensar uma programação sintonizada com o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/PNAQKEyiWi #pioneirohá 24 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAmanda de Oliveira conquista segunda etapa da seletiva sul do Circuito Nacional de tênis https://t.co/0oqGWx03Zq #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros