O novo mundo de Atlantes - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Literatura31/03/2017 | 10h30Atualizada em 31/03/2017 | 10h30

O novo mundo de Atlantes

Iniciativa do Projeto Tesla lança história em quadrinhos, amanhã, na Do Arco da Velha

O novo mundo de Atlantes Tesla/Divulgação
Reprodução da HQ "Os Novos Atlantes" Foto: Tesla / Divulgação

As pessoas vivem para o consumo e o consumo consome o mundo. Essa é uma das premissas escondidas dentro do universo de heróis e vilões construído por Ismael Chedid, Adan Marini e Frank Tartarus, criadores da história em quadrinhos Os Novos Atlantes. A HQ que será lançada amanhã, na Do Arco da Velha, conta a história de um grupo de estudantes, que embarca em uma viagem até uma cidade subterrânea recentemente descoberta. No caminho, eles se encontram com um misterioso ilusionista, e passam a segui-lo em direção a um universo desconhecido. 

Perdidos em meio a uma guerra interplanetária, os jovens, além de conviverem com novos poderes, travam conflitos internos em uma discussão acerca da origem da vida e da relação com a natureza e com os outros. Em certo momento, a história dos personagens se cruza, e o novo mundo torna-se mais do que uma simples ferramente de roteiro, mas um personagem com vida própria. 

Os criadores da HQ já faziam parte do mundo dos quadrinhos. Em 2011, uniram-se e publicavam histórias em revistas caxienses. Após isso, fundaram o coletivo Tesla, em conjunto com outros artistas. Além do projeto atual, o Tesla incrementou o cenário de quadrinhos brasileiros com as publicações Dies Irae e Aka e as lutas bestiais. Segundo Frank Tartarus, responsável pelo roteiro do projeto, o quadrinho no Brasil sobrevive através de ciclos: 

— Às vezes, está na crista da onda, e às vezes está lá embaixo. Mauricio, Laerte e Angeli são nossas referências no Brasil.

Reprodução da HQ "Os Novos Atlantes" Foto: Tesla / Divulgação

De acordo com ele, o quadrinho teve, no Brasil, grande representatividade nas décadas de 1970 e 1980. Depois, passou por um momento de crise e hoje retorna com força ainda maior:

— Agora está tendo um grande movimento, e o alicerce está nos artistas independentes. Mas a dificuldade é levar isso para o público, pois o acesso ainda está muito restrito. 

Os criadores afirmam que o objetivo do evento de lançamento não é somente a venda, mas também o contato. Conhecer as obras e conversar com os criadores. 

 PROGRAME-SE

O que: lançamento da história em quadrinhos Os Novos Atlantes

Quando: amanhã, das 14h às 17h
Onde: Do Arco da Velha Livraria (Rua Dr. Montaury, 1.570 - Centro)
Quanto: Entrada franca. A HQ (Quatrilho Editorial, 80 págs.) custa R$ 25

Leia mais
Cada vez mais atual, espetáculo Bailei na Curva é atração nesta sexta em Caxias do Sul
Escritor italiano veio a Caxias lançar romance "A Viagem de Anna Rech" 


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comO que deputados de fora e eleitos com votos daqui fazem por Caxias https://t.co/i6ZdFjjmLc #pioneirohá 44 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEscola de São Marcos é exemplo em qualidade de ensino para educação no Estado https://t.co/VEvz8z482V #pioneirohá 49 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros