Inscrições para o 51º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul estão abertas até 15 de abril - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Literatura29/03/2017 | 09h28Atualizada em 29/03/2017 | 09h28

Inscrições para o 51º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul estão abertas até 15 de abril

Podem participar contos, crônicas e poesias inéditas, além de obras literárias

Inscrições para o 51º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul estão abertas até 15 de abril Segat/
Concurso é uma boa oportunidade para escritores mostrarem seu trabalho aos leitores Foto: Segat

Escritores que desejam participar do 51º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul têm até o dia 15 de abril para fazer suas inscrições. Podem ser submetidos textos inéditos e obras literárias publicadas em 2016 por autor ou editora de Caxias do Sul ou dos demais municípios da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

Leia mais:
Restaurante Escola de Gastronomia abre pra o publico em Flores da Cunha 
3por4: A Serra gaúcha no cardápio do MasterChef Brasil
"O maior desafio do ser humano é a sua baixa autoestima", afirma Eduardo Shinyashiki

Dividida em contos, crônicas e poesias, a categoria "textos inéditos" é destinada a maiores de 16 anos que residam há pelo menos dois anos na cidade (veja mais detalhes no quadro). Serão premiados até três concorrentes em cada gênero, sendo que o primeiro receberá um troféu e o segundo e terceiro, medalhas e certificados. Ainda este ano, será publicada uma antologia com os trabalhos contemplados.

Na categoria Obra Literária – Prêmio Vivita Cartier podem participar livros publicados no ano passado desde que o autor ou a editora estejam estabelecidos em Caxias ou na região de abrangência da Amesne há, no mínimo, dois anos. Além de troféu e certificado, o vencedor ganhará uma quantia em dinheiro.

Vencedor da categoria poesia na 50ª edição do concurso, em 2016, Délcio Agliardi, 50, avalia como positiva a realização do certame por possibilitar que os escritores tirem seus textos da gaveta e os disponibilizem à sociedade. Poeta desde a adolescência, ele considera o concurso um celeiro para a descoberta de novos nomes.

– Bons escritores foram revelados no concurso, como o (Jayme) Paviani, o (José Clemente) Pozenato e o (Eduardo) Dall¿Alba, que depois acabaram ganhando prêmios estaduais e nacionais – diz Agliardi, que já havia sido premiado em 2007.

Ler, ler e reler. Para Pedro Guerra, esse é um dos segredos para produzir bons textos para o concurso. Aos 25 anos, faturou o troféu na categoria contos, em 2016, e em 2012, ficou em primeiro em crônicas.

– A dica é fazer muitas leituras para entender melhor como funciona cada gênero. Acredito que boas leituras darão origem a bons escritores – sugere Guerra. – O legal é poder ver a própria evolução – conta ele, que ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura em 2016.

SERVIÇO
:: O que: 51º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul
:: Inscrições: até 15 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no quarto andar da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer (Rua Dr. Montaury, 1.333, Centro, Caxias do Sul, 95020-190). Também é possível inscrever-se pelo correio, enviando os trabalhos e envelopes, identificados de acordo com as regras do concurso, para o endereço acima, aos cuidados da Comissão Organizadora do Concurso Anual Literário.
:: Informações pelos telefones (54) 3214.5937 e (54) 3221.1118, pelo e-mail bibliotecapublica@caxias.rs.gov.br ou diretamente na biblioteca. A ficha de inscrição, com o regulamento do concurso, está disponível na página da Secretaria da Cultura (SMC) no site www.caxias.rs.gov.br

DIVISÃO
:: A inscrição acontece por gênero literário (conto, crônica ou poesia). O inscrito deve apresentar três textos inéditos do gênero escolhido, digitados e em três vias. Os textos devem ser entregues em um envelope identificado com pseudônimo. Em outro envelope deve ser entregue a ficha de inscrição devidamente preenchida.
:: Para concorrer na categoria obra literária, o inscrito deve apresentar três exemplares da obra e a ficha de inscrição devida-mente preen-chida.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comExperimente brigadeiro de churros https://t.co/v4VX78ImKR #pioneirohá 11 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comProjeto de circulação do "Travessia - Uma Commedia Trágica" tem apresentação neste sábado, em Caxias do Sul https://t.co/MeatkHy88T #pione…há 12 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros