Iniciativa do Sesc leva a magia do circo a escolas de Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Cultura28/03/2017 | 08h27Atualizada em 28/03/2017 | 08h27

Iniciativa do Sesc leva a magia do circo a escolas de Caxias do Sul

Programação terá apresentações em quatro colégios públicos até sexta

Iniciativa do Sesc leva a magia do circo a escolas de Caxias do Sul Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Zoinho e Montanha, personagens da peça "Cadê o Circo?", divertiram a criançada na Escola Municipal Machado de Assis Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

A corrida de Montanha atrás de Zoinho, em plena área coberta da Escola Municipal Machado de Assis, no bairro Reolon, deu início na tarde desta segunda-feira ao projeto Circo nas Escolas, uma iniciativa do Sesc Caxias do Sul que, até sexta-feira, levará apresentações teatrais/circenses a 1,2 mil alunos de quatro escolas públicas da cidade. A ideia é marcar o Dia Nacional do Circo, comemorado na segunda

— Queremos levar o circo à escola — explica a agente de cultura Vanessa Falcão, do Sesc, acrescentando que a ação objetiva ainda promover o acesso à cultura a estudantes de bairros mais afastados do Centro.

No primeiro dia da programação, 140 alunos da educação infantil ao 5º ano passaram cerca de uma hora divididos entre olhares concentrados e muitas gargalhadas, enquanto acompanhavam as palhaçadas dos personagens da peça Cadê o Circo?, da Cia Garagem. 

— É engraçado — diz Emanuela da Silva Monteiro, 10 anos, aluna do 5º ano, resumindo a avaliação dos colegas.

Leia também:
"O maior desafio do ser humano é a sua baixa autoestima", afirma Eduardo Shinyashiki
Mãe Luiza, um século de rezas
Marcos Kirst: zumbis ali, zumbis aqui...
Como rótulos de cerveja estimulam os consumidores a comprar determinada marca

Para a diretora da Machado de Assis, Adenira Silvana de Lima Rossi, o projeto tem uma importância muito maior do que pode parecer a um primeiro olhar:

— Muitos alunos nunca foram ao teatro ou ao circo, e a escola não teria como bancar isso. Deveria haver mais iniciativas desse tipo, de levar a cultura para as escolas de periferia.

Olhares concentrados durante a apresentação só eram quebrados pelas gargalhadas arrancadas pelas brincadeiras Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

É exatamente essa democratização das artes que pregam os atores Janio Nunes, o Zoinho, e Paulo Macedo, o Montanha, que encenam Cadê o Circo? desde 2012, muitas vezes em apresentações de rua.

— Nos sentimos agraciados por estar aqui, no Dia Nacional do Circo e Dia Mundial do Teatro, apresentando a peça numa escola de bairro. Isso ajuda a mostrar um outro ponto de vista, de que o teatro não é algo elitista, ele independe de classe social e agrada a todo mundo — afirma Nunes.

Macedo acrescenta que, se pudesse, levaria o espetáculo para muitas escolas mais, para que a criançada pudesse ter desde cedo contato com o fazer teatral e a cultura. E defende:

— Aliás, teatro deveria ser uma disciplina na escola.

Nesta terça-feira pela manhã, será a vez dos estudantes da Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Mariani, conferirem o espetáculo Rock Clown, do Coletivo Rock Clown. Na quarta serão os estudantes da Angelina Sassi Comandulli, do Santa Fé, que assistem CIRCOlando por Aí, da Cia Espicula. A programação se encerra na sexta-feira, quando cerca de 600 alunos da Luciano Corsetti, no Kaiser, assistem à peça As Histórias do Rei de Boatraquitanda, da companhia porto-alegrense D' Lisboa Produções.

Para Paulo Macedo, o Montanha, teatro deveria ser uma disciplina na escola Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEstilista caxiense Rafaela Tomazzoni apresenta nova coleção de inverno neste sábado https://t.co/YmD5vy1oma #pioneirohá 1 minutoRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPolícia Civil de Caxias do Sul conclui que jovem foi morto em briga por cerveja https://t.co/5HlUoLtHTO #pioneirohá 32 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros