Banda de bluegrass Cartas na Rua faz show em Caxias do Sul nesta sexta - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Música29/03/2017 | 08h00Atualizada em 29/03/2017 | 11h47

Banda de bluegrass Cartas na Rua faz show em Caxias do Sul nesta sexta

Quarteto porto-alegrense se apresenta às 22h, na Paralela

Banda de bluegrass Cartas na Rua faz show em Caxias do Sul nesta sexta Bru Zanatta/Divulgação
Lester Borges, Marcelo da Luz, Pedro Ourique e Jean Kartabil formam a Cartas na Rua Foto: Bru Zanatta / Divulgação

Foi a amizade com os nativos da Cuscobayo que aproximou de Caxias do Sul os porto-alegrenses da Cartas na Rua, banda que trará à Paralela, nesta sexta-feira, o repertório e a vibe bluegrass que caracteriza o quarteto formado por Jean Kartabil (violão e bandolim), Lester Borges (banjo e harmônica), Marcelo da Luz (violão) e Pedro Ourique (baixo). 

Leia mais
Fabrício Carpinejar fará Stand Up em Caxias

Além da referência livro em que o velho safado e beberrão Charles Bukowski relata os dias de cão em que trabalhou como carteiro nas ruas de Los Angeles nos anos 1950, o nome Cartas na Rua remete ao espírito do músico que tem como palco preferido as calçadas, segundo explica Pedro Ourique. 

_ Tínhamos uma banda chamada Cartas para Bill. Quando o baterista saiu, queríamos continuar tentando viver de música e fomos para a rua. A referência ao livro tem a ver com as dificuldades que tocar na rua implica, mais ou menos como os perrengues descritos no livro _ destaca o baixista. 

Exemplo disso ocorreu em março do ano passado, quando a banda recém iniciava as atividades e resolveu tocar nos arredores do Estádio Beira-Rio, onde naquela noite se apresentariam os Rolling Stones.

_ Nos correram duas vezes de lá. Mas (tocar na rua) acabou virando nosso estilo de vida, é algo que nos orgulha e queremos manter. É uma forma massa de fazer um bem social, pois levamos música ao vivo para muitas crianças que não podem frequentar bares, moradores de rua que nunca terão a oportunidade de ir a um show, além daquelas pessoas que estão no corre do dia e dia, mas conseguem parar alguns minutos pra assistir _ filosofa Ourique.

A influência de ritmos de raíz norte-americanos, como o folk e o country, permeia o trabalho da Cartas bem além do som. A performance em que todos cantam direcionados para um único microfone central; o figurino vintage e a proximidade com o público tornam a experiência visual tão bacana quanto ouvir o repertório que mistura canções autorais com versões de Bob Dylan, Johnny Cash e Rolling Stones, tudo revestido pela estética cinquentista do bluegrass. 

Esta será a segunda passagem da Cartas na Rua por Caxias, após estrear no festival Fantásticas Cervejas, no ano passado. A expedição serrana também passará por Farroupilha, onde tocam em evento particular no sábado, e por São Marcos, onde participam do Encontro de Carros Antigos, no domingo. 

SERVIÇO

Em Caxias
Quando: sexta-feira, às 22h
Onde: Paralela (Rua Tronca, 3483)
Quanto: R$ 10

Em São Marcos
Quando: domingo, às 14h (Encontro de Carros Antigos)
Onde: Praça central
Quanto: Gratuito

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comLiminar garante que R$ 69 milhões sequestrados das contas de Caxias não irá para precatórios https://t.co/7G8UF8aRTO #pioneirohá 1 horaRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comHomem é atropelado ao tentar cruzar a BR-116, em Caxias do Sul https://t.co/KVN1xaGViL #pioneirohá 2 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros