Sol Bueno é a atração desta quarta do Projeto Dandô, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Música09/11/2016 | 13h00Atualizada em 09/11/2016 | 13h00

Sol Bueno é a atração desta quarta do Projeto Dandô, em Caxias

A apresentação ocorre na Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto, às 20h

Sol Bueno é a atração desta quarta do Projeto Dandô, em Caxias Elisiane Pereira/Divulgação
 A cantora mostra em seu trabalho as vivências do cerrado e da bacia do rio São Francisco Foto: Elisiane Pereira / Divulgação
Bruna Marini especial
Bruna Marini especial

bruna.marini@pioneiro.com

A voz suave e marcante da cantora e compositora Sol Bueno irá retratar as particularidades da cultura popular mineira e latino-americana nesta quarta-feira, às 20h, na Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto, no Centro de Cultura Ordovás. A apresentação terá como anfitriã a declamadora Amanda de Souza e contará com a participação de Giancarlo Borba no violão. 

Natural de Pitangui, região centro-oeste de Minas Gerais, Sol mostra em seu trabalho as vivências do cerrado e da bacia do rio São Francisco, locais que servem de inspiração para suas composições. 

— A música que faço traz uma paisagem sonora do lugar em que eu cresci — conta. 

Criada em uma família de músicos — o pai e o avô eram cantadores de congado e catira — Sol viu na cultura tradicional a oportunidade levar a sonoridade do lugar para todos os cantos do país. Atualmente, a cantora coordena o circuito do Projeto Dandô em Belo Horizonte e região metropolitana.

Em sua passagem pelo Rio Grande do Sul — a circulação contempla oito cidades — na companhia da viola caipira e da percussão, a artista apresenta músicas próprias e do cancioneiro popular, ambas ricas em detalhes poéticos. A anfitriã será a declamadora Amanda de Souza.

— As letras são reflexivas e levam as pessoas para o seu universo interno — revela Sol.

Além disso, as composições alertam para a preservação do meio-ambiente. 
O público ainda terá uma prévia do disco Poeira Dançante, financiado via Catarse e com lançamento programado para março de 2017. 

— A vivência sonora que irei proporcionar em Caxias é uma mistura de voz, instrumentos, teatro e dança — afirma Sol, que ora canta em pé, ora conduz o espetáculo sentada no chão.

Vivência

Entre os anos de 2010 e 2011, Sol viajou o rio São Francisco produzindo o documentário Mestres da Viola, registro musical que retrata a história de vários cantadores e tocadores.

PROGRAME-SE

:: O que: Projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques, com Sol Bueno 
:: Quando: quarta-feira, às 20h
:: Onde: Sala de Teatro Valentim Lazzarotto, anexa ao Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo, Caxias do Sul)
:: Quanto: R$ 20 (R$ 10 estudantes e sênior), à venda na hora


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEncontro de fuscas em Caxias, neste domingo, deve reunir 500 exemplares https://t.co/echSI8VhVX #pioneirohá 6 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comColisão frontal resulta em duas mortes na ERS-324, entre Nova Araçá e Paraí https://t.co/uZ47daoAV3 #pioneirohá 7 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros