Rafa Schüler & Os Mostardas se apresentam nesta quinta, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Música10/11/2016 | 09h02Atualizada em 10/11/2016 | 09h03

Rafa Schüler & Os Mostardas se apresentam nesta quinta, em Caxias

Show será no Zarabatana Café, às 21h

Rafa Schüler & Os Mostardas se apresentam nesta quinta, em Caxias Rique Barbo/Divulgação
Foto: Rique Barbo / Divulgação

Rafa Schüler & Os Mostardas lançaram um disco no ano passado, mas uma mudança recente na formação da banda serviu como incentivo para que um show de relançamento do trabalho fosse marcado para esta quinta-feira, em Caxias. A primeira formação do grupo tinha um trio de sopros (sax alto, trombone e trompete) que agora foi substituído pelos timbres de um sax tenor (tocado por José Campos) e um teclado (Marcelo Fabro). Com isso, as músicas foram completamente rearranjadas e ganharam novo fôlego ao vivo. A culpa da decisão, em partes, é do guitarrista Prince.  

— A ideia surgiu quando estava preparando uma matéria para a (revista) Guitar Player sobre o Prince. Pesquisando, fui ver uns registros da turnê do Musicology, que é um disco que tem sopros, mas ao vivo era quase tudo feito com um teclado. Nos Mostardas, quando o Marcelo (tecladista) entrou, salvou a pátria. A energia que essa banda está é algo, estamos numa vibe maravilhosa — festeja o guitarrista, que toca ainda ao lado de Lucas Chini (baixo) e Mateus Bicca Sabbi (bateria).

Apesar das repaginações, Schüler avisa que o clima setentista e suingado do disco está mantido na apresentação. E não pense que o repertório instrumental — apenas duas músicas são cantadas, as regravações Besame Mucho e Quizás, Quizás —, pode revelar um guitarrista muito intimista no palco. Pelo contrário, os acordes de Schüler são mais convidativos do que apenas contemplativos. 

— As músicas são dançantes. Na verdade, eu acho show instrumental um saco (risos), então tem muita interação rítmica, eu incomodo o público o tempo inteiro — avisa ele. 

Mas é claro que a técnica está muito presente também, até porque o disco marca o primeiro trabalho de Schüler dedicado à guitarra, instrumento que o acompanha há mais de 30 anos. Tanto que as canções colocam em prática uma técnica de guitarra inventada por ele ainda nos anos 1990. É a #3Nail Technique, na qual, no lugar da palheta, o guitarrista usa as unhas do indicador, médio e anular da mão direita contra as cordas. Mas, no disco e no show, o músico prefere mostrar seu lado erudito prezando pela diversão.

— Gosto de dizer que estou à serviço da música, e não da técnica — comenta.

Além do suingue de Rafa Schüler, os fãs de guitarra ainda vão poder conferir a performance do músico santa-mariense Guilherme Zanini. Com disco produzido por Schüler, e acompanhado pelos Mostardas, o guitarrista vai mostrar repertório instrumental que transita entre o jazz e o blues.

— Tem um toque muito especial, uma coisa bem anos 1950, é um disco super melodioso — elogia Schüler, que deve tocar duas músicas com o amigo.

PROGRAME-SE
:: O que: show de Rafa Schüler & Os Mostardas + show do guitarrista Guilherme Zanini
:: Quando: nesta quinta, às 21h
:: Onde: Zarabatana Café, no Centro de Cultura Ordovás (Luiz Antunes, 312)
:: Quanto: entrada franca
:: CD: estará à venda por R$ 20

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Quem fala pela transição não é o vice, é a coordenação-geral", diz prefeito eleito de Caxias do Sul https://t.co/jEpP5ESH1f #pioneirohá 6 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comVice-prefeito eleito de Caxias pede desfiliação do PRB https://t.co/s9pmLLKOiy #pioneirohá 8 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros