Projeção mapeada vai contar fatos e lendas sobre o Campus 8, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Lendas urbanas10/11/2016 | 11h00Atualizada em 10/11/2016 | 11h00

Projeção mapeada vai contar fatos e lendas sobre o Campus 8, em Caxias

Exibição ocorre das 20h30min às 22h, nesta quinta-feira

Projeção mapeada vai contar fatos e lendas sobre o Campus 8, em Caxias Tatiane Castagna Tomé/divulgação
Freira que, segundo histórias que correm entre os alunos, assombraria corredor da instituição é um dos destaques da projeção, que será feita na parede lateral do auditório Foto: Tatiane Castagna Tomé / divulgação
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Alienígenas e até uma freira fantasma poderão ser vistos, nesta quinta-feira à noite, no Campus 8 da UCS, em Caxias do Sul. Mas não se trata de nada sobrenatural ou extraterrestre, e sim de uma projeção de imagens contando um pouco da história e das lendas que cercam o lugar.

A responsável pela exibição é Tatiane Castagna Tomé, formanda da graduação em Tecnologias Digitais, que elegeu a projeção mapeada como tema de seu trabalho de conclusão de curso e apresentará o resultado na parede lateral esquerda do auditório.

Leia também:
3por4: Exposição retrata fobias
"Vejo uma cena literária crescente", diz escritora de Bento Gonçalves que concorre ao Açorianos e ao Jabuti
"Almanaque Talian" revisita a tradição dos antigos almanaques

— Sempre gostei muito dessa tecnologia e também do Campus 8, por isso resolvi mostrar algumas das lendas que circulam por ali — conta Tatiana.

Ela explica que a técnica escolhida utiliza o computador para mapear uma superfície tridimensional — como um prédio — e, assim, projetar imagens sem distorções, sendo uma das  tecnologias para o entretenimento que vêm ganhando espaço e visibilidade nos últimos anos.

Quanto ao conteúdo do vídeo, Tatiana lembra que o prédio do Campus 8, tombado, foi construído no final dos anos 1960 para servir como um semi-internato feminino, um colégio administrado por religiosas. Daí é que se originou a história da freira que teria morrido ali e hoje assombraria um dos corredores. Quando o colégio foi fechado, o lugar foi vendido para uma empresa de estruturas metálicas, e, em 1995, foi adquirido pela UCS, que em 2001 instalou ali a Cidade das Artes. 

— Escolhi essa história, que causa medo em alguns, e outra que é mais divertida, a de que alienígenas teriam construído o prédio — acrescenta, ressaltando que os acontecimentos reais também estão presentes no seu trabalho.

A projeção, aberta ao público, busca unir arte, tecnologia e história a esse elemento arquitetônico caxiense, além de aproximar as pessoas das novas tecnologias, salienta a formanda. As apresentações serão feitas de dez em dez minutos, das 20h30min às 22h.

O Campus 8 fica na Avenida Frederico Segalla, 2.999, no Samuara, na altura do Km 69 da RS-122.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFora de casa, Caxias Basquete bate o Guarani-VA e larga em vantagem na final do Estadual adulto https://t.co/9kJxRcYJWo #pioneirohá 3 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comConheça novos sons das bandas Não Alimente os Animais e Grandfúria, de Caxias https://t.co/sTFNG0YRvH #pioneirohá 33 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros