Escola Santa Catarina, em Caxias, realiza seu 6º Festival de Cinema - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Audiovisual22/11/2016 | 13h30Atualizada em 22/11/2016 | 13h42

Escola Santa Catarina, em Caxias, realiza seu 6º Festival de Cinema

Exibição das produções dos alunos ocorre nesta terça e quarta

Escola Santa Catarina, em Caxias, realiza seu 6º Festival de Cinema Marcelo Casarande/Agencia RBS
Troféus cataritos, em diversas categorias, serão entregues em cerimônia na noite de sexta-feira Foto: Marcelo Casarande / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Um pouquinho da magia do cinema vai desembarcar, esta semana, na Escola Estadual Santa Catarina, em Caxias. É o 6º Festival de Cinema da escola, que, nesta edição, envolve cerca de 480 alunos de nove turmas do 2º ano do ensino médio. Ao todo, serão apresentados 18 curta-metragens produzidos pelos estudantes, que poderão ser conferidos, nesta terça e quarta-feira, com exibição aberta ao público.

Leia também:
3por4: Chef italiano Massimo Camia participará de jantar nesta quarta, em Caxias
Adriana Antunes: a casa onde brinquei nas férias não existe mais

Uma das coordenadoras do festival, a professora Uiara Martini, explica que a cada ano é escolhido um tema para pautar as produções. Neste ano, foi sentimentos e emoções —_ tema este desdobrado em diversos subtemas, como violência contra a mulher, nazismo, doenças e amor. O trabalho começa ainda no início do ano e envolve todas as disciplinas, além de oficinas de cartaz, cinegrafia, roteiro e edição, entre outras, realizadas com apoio da UniFtec.

— É um trabalho muito gratificante. Sabemos o potencial dos alunos, mas às vezes eles mesmos não sabem disso, e ficam orgulhosos quando veem o resultado — conta Uiara.

O trabalho de pesquisa sobre o tema escolhido também é intenso:

— As pesquisas envolveram entrevistas e análises. Após discussão do grupo, iniciou-se o roteiro do curta, e antes de gravar, verificamos figurinos e cenários adequados à história e fomos em busca de patrocinadores. As gravações começaram em agosto e terminaram em outubro, para dar tempo de editar o curta e o trailer — enumera um dos estudantes participantes, Gustavo Tamagno Martins, 16 anos, cujo grupo de trabalho envolveu 20 participantes.

Segundo a coordenadora, os objetivos do trabalho com cinema vão desde compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens até integrar os alunos e aprimorar o trabalho em equipe. Gustavo concorda:

— Produzir um curta-metragem vai muito além de gravar e editar, o aprendizado é enorme. O trabalho em equipe gera maior responsabilidade, torna-nos mais unidos e faz com que tenhamos uma melhor experiência como viver em sociedade.

Na quinta-feira passada, os alunos da escola já puderam ter um gostinho das produções, com a exibição de trailers durante a pré-estreia do festival. A premiação ocorre na sexta-feira, e os troféus — os cataritos — incluem a maioria das categorias tradicionais, como melhor atriz, melhor ator, atriz e ator coadjuvantes, roteiro e direção, além de vilão e vilã, par romântico, trailer e banner.

Agende-se
O que:
6º Festival de Cinema da Escola Santa Catarina
Quando: terça e quarta (a premiação, sexta, é restrita ao público escolar e familiares)
Onde: Escola Estadual Santa Catarina (Rua Matheo Gianella, 1.160), em Caxias do Sul
Quanto: R$ 3 para uma noite ou R$ 5 para as duas noite, à venda na escola ou com os coordenadores dos curtas

Os curtas
Terça, dia 22:

Die Letzete Hoffnung
Casa Comigo?
Realidades Cruzadas
Inverso
Inconstante
Artigo 157
Por trás de seus olhos
Deadly Sins
A Escolha


Quarta, dia 23:
E, onde fica o amor?
Quando a vida tinha cor
Ùltimas Lembranças
Em busca do sucesso
O Verdadeiro Eu
Zuflucht
Degradê
La Vendetta
Celeroput

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Calendário Pirelli tem fotos de estrelas sem photoshop https://t.co/8y4SdNURHc #pioneirohá 6 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comRescisões de trabalhadores da Guerra SA, em Caxias, serão anuladas https://t.co/tTEsHxOTSY #pioneirohá 11 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros