Sábado registra bom movimento na 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Literatura01/10/2016 | 16h06Atualizada em 01/10/2016 | 16h28

Sábado registra bom movimento na 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Frequentadores têm elogiado o novo cenário da programação, que ocorre pela primeira vez na Praça das Feiras

Sábado registra bom movimento na 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul Felipe Nyland/Agencia RBS
Leitores aproveitaram a tarde ensolarada para garimpar novidades e boas ofertas para todas as idades Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Muitas famílias, pessoas de todas as idades circulando com sacolas de livros nas mãos e elogios ao novo espaço. Esse é o cenário, na tarde deste sábado, na Praça das Feiras, que desde sexta sedia a programação da 32ª Feira do Livro de Caxias do Sul — a abertura oficial foi às 11h deste sábado, mas as 30 bancas de livreiros e editores abriram na véspera.

— Está bem bacana aqui, mais arejado, mais amplo. Na Praça (Dante Alighieri, onde a Feira ocorria até ano passado), eu só ia ver os livros quando estava de passagem, mas aqui vim especialmente para a Feira — contou a advogada Manoela Mondadori, 29 anos, que por volta das 14h30min já havia comprado dois livros.

Leia também:
Cenário de encontros (especial sobre a Feira do Livro)


A professora aposentada Maria Nogueira, 65, que passeava pelo local com o marido, o advogado Pedro Nogueira, 63, também aprovou a mudança:

— Aqui está ótimo, o ambiente é arejado. Não tem fios pelo chão, nem pedras soltas. Tem opções de alimentação, o show da noite de sexta estava muito bom. Já viemos ontem, voltamos hoje e vamos voltar de novo — contou a moradora do bairro Panazzolo, acrescentando que comprou livros nos dois dias.

Leitor desde cedo, Vinícius, sete anos, ainda não tinha visto todas as bancas e já havia adquirido quatro livros Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Embora ainda não tivesse percorrido todas as bancas da Feira, a professora Kelen Furlan, 40, já circulava com duas sacolas contendo cinco livros — um para ela e quatro do filho Vinícius, sete anos, que a acompanhava.

— Somos uma família de leitores — resumiu Vinícius.

A mãe elogiou os preços (todos os livros estão com até 20% de desconto, e há ainda bancas de sebos e balaios) e fez coro à aprovação do novo espaço, ressaltando a facilidade de circulação.

Livreiro Roberto Vargas se diz satisfeito com as primeiras vendas nesta edição da Feira do Livro Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Os livreiros também se mostraram satisfeitos com esse início da programação. Roberto Vargas, da Beto dos Livros, que voltou a participar da Feira após muitos anos, afirma que as vendas estão boas, apesar de ainda ser início do mês. Guilherme Dantas, da Sempre Ler —  um dos poucos livreiros locais a contrariarem a opinião da Associação dos Livreiros Caxienses, a Alca, que era contra a mudança —, garante que o movimento está dentro do esperado:

— As pessoas estão vindo, comprando, e elogiando a Feira. Vai ser um sucesso.

Múltiplas atividades

Além da venda de livros, os frequentadores da Feira podem contar com diversas atividades. Na tarde deste sábado, por exemplo, a criançada se divertiu com a contação de histórias feita por Roger Castro e com as intervenções do grupo Quiquiprocó.

Entre as atividades no espaço infantil da Feira está a contação de histórias, que ocorre em diversos horários Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Há ainda sessões de autógrafos, bate-papos (às 18h deste sábado, os convidados são os youtubers Caciano Kuffel, Diogo Elzinga e e 1quarto, que conversam com o público na Biblioteca Parque) e apresentações musicais. Um espaço pet fornece informações sobre animais, enquanto quem quer fazer um lanche pode optar pelo café da feira ou pelos food trucks estacionados na Praça das Feiras.

A Feira do Livro segue até o dia 16, com atividades também na Biblioteca Parque Largo da Estação, que sedia principalmente os bate-papos com escritores convidados. As bancas abrem de segunda a sábado, das 10h às 20h; aos domingos, do meio-dia às 20h.




 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comRecreio da Juventude é mais uma vez campeão gaúcho de handebol adulto masculino https://t.co/zDZuJrOX7b #pioneirohá 9 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFarrapos é hexampeão do Circuito Gaúcho de Rugby Sevens https://t.co/zXMLLEQV5l #pioneirohá 9 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros