"Reportório Osório" expõe dramas sentimentais dos homens, nesta quarta, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Teatro12/10/2016 | 11h00Atualizada em 12/10/2016 | 11h00

"Reportório Osório" expõe dramas sentimentais dos homens, nesta quarta, em Caxias do Sul

Montagem cênico-musical é protagonizado por artistas de Portugal

"Reportório Osório" expõe dramas sentimentais dos homens, nesta quarta, em Caxias do Sul divulgação/divulgação
Vinda de Águeda, Portugal, a dupla é formada por Luís Fernandes (voz e interpretação) e Sónia Sobral (acordeom), da Associação Cultural D¿Orfeu Foto: divulgação / divulgação

Três atividades com dois músicos e atores, um maestro e uma escritora portugueses movimentam a agenda cultural de Caxias do Sul de quarta até sábado. A largada será com o espetáculo Reportório Osório – As Mais Belas Canções de Umor, com sessão nesta quarta (12), às 20h, na Sala de Ensaio, localizado no Shopping San Pelegrino.

Leia mais
Maestro português rege concerto da Osucs em homenagem ao Dia das Crianças

Homem também ama. E sofre. E se sente perseguido. E se faz de vítima. Mas mesmo com tantos dramas sentimentais, é possível encontrar motivos para rir, e é exatamente isso o que propõe a montagem, estrelada pelos portugueses Luís Fernandes (voz e interpretação) e Sónia Sobral (acordeom), da Associação Cultural D¿Orfeu. A produção foi concebida a partir de composições musicais do maestro Luís Cardoso para uma formação de sopros que nunca chegou a existir.

– Criei as letras sobre essas músicas e depois pensei qual seria um instrumento que, sem perder uma matriz popular e algo burlesca, pudesse tornar o elenco mais leve e versátil. Primeiro tentei com o violão, mas não deu certo. Cheguei então à ideia do acordeom e, dessa forma, cheguei também à Sónia Sobral, que na época (2013) tinha apenas 19 anos, mas um talento extraordinário – lembra Fernandes.

Estereótipos retratados são inspirados na observação sobre comportamentos masculinos Foto: Ana Filipa Flores / Divulgação

No palco, a dupla interpreta estereótipos inspirados pela observação do artista dos comportamentos masculinos. Há, por exemplo, personagens que transitam do eufórico ao depressivo, demonstrando a suprema ironia de que o amor é capaz.

– O Reportório Osório retrata, deliberadamente, o homem como elemento frágil. Aqui é ele o sofredor, o perseguido, é ele quem se acha vítima. E quer dizê-lo ao mundo, com a sua típica falta de jeito para assuntos do coração. Curiosamente, é sempre muito mais fácil rir do desgraçado do que ajudá-lo. É assim na vida, será assim no palco. Por isso, chega a ser cômico – acrescenta o ator.

A turnê brasileira começou no último domingo, no Rio de Janeiro e segue por Santa Cruz do Sul (amanhã), Soledade (sexta-feira) e Rio Pardo (sábado), no âmbito do projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques. Em Caxias, o espetáculo terá o ator Davi de Souza como anfitrião.

– Estamos ansiosos por levar as nossas canções de "umor" aos gaúchos – avisa o músico.

A vinda da dupla ao Brasil acontece por meio de projetos bilaterais entre os dois países, através do circuito português OuTonalidades que, simultaneamente, acolhe também artistas brasileiros em Portugal: a cantora Katya Teixeira e o violeiro Fábio Neves.

– As nossas relações culturais são como esse mar imenso que tanto nos separa como nos une: é preciso navegar! – sintetiza Fernandes.

A promoção do evento em Caxias é do músico, diretor e produtor musical Valdir Verona.

Programe-se
:: O que: projeto Dandô com Reportório Osório (Portugal)
:: Quando: quarta (12), às 20h
:: Onde: Sala de Ensaio (Shopping San Pelegrino – Av. Rio Branco, 425, bairro São Pelegrino, Caxias do Sul)
:: Quanto: R$ 20 e R$ 10 (estudantes e sênior)

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApós repercussão, organizadores desistem de pancadaria no Dia do Soco, em Caxias https://t.co/8UtQmQG3SB #pioneirohá 42 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/u511DH3PIJ #pioneirohá 2 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros