Maestro português rege concerto da Osucs em homenagem ao Dia das Crianças - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Bichos à Solta12/10/2016 | 08h05Atualizada em 12/10/2016 | 08h05

Maestro português rege concerto da Osucs em homenagem ao Dia das Crianças

Apresentação didática terá a obra "A Quinta da Amizade" como repertório

Maestro português rege concerto da Osucs em homenagem ao Dia das Crianças Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Jorge Salgueiro compôs peça que conta a história de um elefante que é rejeitado pelos outros animais por ser diferente. Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

A Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (Osucs) comemora o Dia das Crianças com um concerto regido pelo maestro português Jorge Salgueiro, nesta quinta-feira, às 20h30min, no UCS Teatro. A composição escolhida foi a fábula sinfônica A Quinta da Amizade, primeira de um conjunto de obras encomendadas para os concertos sinfônicos produzidos pela organização Foco Musical, de Portugal, para a população escolar e pré-escolar. O espetáculo terá narração de Simone Rasslan e participação dos coros da Escola Bíblica Dominical Estrela da Manhã.

Apresentada como um concerto didático, no qual cada parte da peça é explicada em detalhes pelo regente, A Quinta da Amizade conta a história de um elefante que é rejeitado pelos outros animais por ser diferente. Seu tamanho, sua cor e sua forma fazem com que não seja muito bem recebido entre os bichos que já habitam o sítio. Com música de Jorge Salgueiro e poema de João Aguiar, a Canção da Amizade tornou-se um clássico, sendo uma das canções mais conhecidas e reproduzidas no universo escolar em Portugal. Na execução, cada animal é representado por um instrumento, de acordo com semelhanças físicas e tímbricas.

Os pássaros, por exemplo, são representados pela flauta e pelo flautim. O gato, pelos clarinetes. Oboé e fagote imitam o grasnar do pato, e a trompa representa o cão. Há ainda o rato (violino), as abelhas (cordas), o porco (tuba) e as trovoadas da tempestade (percussão). O personagem principal, o elefante, é representado pelo trombone.

— Ao ter acesso a concertos sinfônicos desde criança, uma pessoa passa a ter acesso a novas formas de expressão, diversas das que passam cotidianamente nos meios de comunicação de massa e terá menos probabilidade de ter preconceitos estéticos em relação a formas de expressão menos familiares — afirma o maestro.

Programe-se
:: O que: Orquestra Sinfônica da UCS - A Quinta da Amizade
:: Quando: amanhã, às 20h30min
:: Onde: UCS Teatro
:: Quanto: R$ 10 (inteira) e R$ 5,00 (estudantes e idosos). Pontos de Venda: Loja Spaço Omini (Galeria Universitária), Livraria do Maneco (Centro) e Posto Deltha (em frente à prefeitura)

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEncontro de fuscas em Caxias, neste domingo, deve reunir 500 exemplares https://t.co/echSI8VhVX #pioneirohá 7 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comColisão frontal resulta em duas mortes na ERS-324, entre Nova Araçá e Paraí https://t.co/uZ47daoAV3 #pioneirohá 8 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros