Conheça as maquiagens orgânicas - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Beleza01/10/2016 | 06h38Atualizada em 01/10/2016 | 06h38

Conheça as maquiagens orgânicas

Opção por produtos naturais serve também para evitar problemas na pele

Conheça as maquiagens orgânicas Jonas Ramos/Agencia RBS
Dayane Mussoi foi uma das que decidiu apostar nessa linha Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS
Tríssia Ordovás Sartori
Tríssia Ordovás Sartori

trissia.ordovas@pioneiro.com

Faz tempo que a sustentabilidade deixou de ser tendência, para ser incorporada à vida real daqueles que se preocupam com o meio ambiente. Seja na produção de alimentos ou na moda, evitar o desperdício, rever processos produtivos e estimular o feito à mão estão cada vez mais comuns. É natural, portanto, que essa preferência também apareça na maquiagem.

A maquiadora e designer de sobrancelhas Dayane Mussoi foi uma das que decidiu apostar nessa linha e usar produtos orgânicos como diferencial no trabalho.

– Não só o que comemos deve ser livre de químicas, mas também o que entra em contato com a nossa pele, já que ela absorve 60% de tudo o que entra em contato – explica.

Segundo ela, com base em dados do Grupo de Trabalho Ambiental, as pessoas que usam cosméticos estão expostas a 170 substâncias químicas diferentes, como parabenos, sulfatos, fragrâncias sintéticas e corantes artificiais. A opção por produtos naturais serviria também para evitar problemas na pele – que vão de alergias a câncer. E já existem diversas marcas nacionais e importadas que estão apostando nesse filão, não se trata de produção caseira. A primeira a chegar por aqui foi a alemã Alva, que usa extrato de beterraba e corantes naturais para as tonalidades, por exemplo. Outro diferencial é a ausência de testes em animais.

– Boa parte dos ativos mais seguros usados em substituição aos agentes químicos têm uma atuação mais lenta e suave do que os equivalentes sintéticos. Posso pontuar o efeito acumulativo dos cosméticos naturais versus resultados imediatos paliativos dos cosméticos sintéticos, com tensores e silicones – completa.

 Ausência de testes em animais é umas das características deste tipo de produto Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS

Entenda a diferença entre cosmético vegano, natural e orgânico

:: Para ser natural, o produto precisa conter no mínimo 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos. Certificadoras como o IBD e a EcoCert, também determinam uma vasta lista de ingredientes proibidos, ou seja, ingredientes que as marcas não poderão usar na formulação dos produtos por serem perigosos para a saúde e para o meio ambiente.

:: Cosmético orgânico é aquele que possui no mínimo 95% de matérias primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias primas naturais utilizadas na formulação.

:: Para um cosmético ser considerado vegano ele não deve possuir ingredientes de origem animal e nem ser testado em animais.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApós repercussão, organizadores desistem de pancadaria no Dia do Soco, em Caxias https://t.co/8UtQmQG3SB #pioneirohá 4 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/u511DH3PIJ #pioneirohá 6 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros