3por4: Invenções de Josephine Baker by Rafaela Tomazzoni - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Moda07/10/2016 | 11h15Atualizada em 07/10/2016 | 11h15

3por4: Invenções de Josephine Baker by Rafaela Tomazzoni

Designer lança neste sábado coleção inspirada nos loucos anos 1920

3por4: Invenções de Josephine Baker by Rafaela Tomazzoni Weslei Torezan/Divulgação
Foto: Weslei Torezan / Divulgação

Figura icônica de transgressão e afirmação em plena efervescência dos anos 1920, a cantora e dançarina Josephine Baker é tema e inspiração da nova coleção que a designer Rafaela Tomazzoni lança amanhã, no seu Knit Studio. Roupas e acessórios de tricô buscam fantasia, inovação e originalidade em uma variação de casacos rendados, t-shirts, blusas e casaquetos com babados. As cores vão do dos neutros grafite, prata, off white, marfim e caramelo aos tons vibrantes de azul turquesa, azul pavão, verde água, rosa chiclete e tangerina. Algumas das ideias de Rafaela estão aqui:

Por que a escolha de um tema ligado à questão racial e ao feminismo para a nova coleção?

Na verdade, quem trabalha com moda está sempre sensível aos movimentos da sociedade. Atualmente, estamos vivenciando um clima de intolerância latente também no mundo ocidental, e a questão racial é uma das causas dos conflitos urbanos. No caso da americana Josephine Baker, além da excentricidade, alegria e ousadia nos seus espetáculos, quebrou barreiras raciais em uma sociedade europeia e conservadora.

Tecnicamente, quais os desafios destas criações?

O grande desafio é trazer elementos novos e atuais, sem perder o foco na identidade e atemporalidade da marca. Para cada coleção, tento trazer a palavra inovação como eixo central da criação, seja ela nas novas tramas, modelagens, acabamentos ou comunicação. Porém, tudo o que é novo carrega em si a dúvida se dará certo ou o desconforto de mudar o modus operandi. Temos, então, que trabalhar com convicção para inspirar e motivar as pessoas envolvidas nos processos.

Mesmo estabelecida, que novos vestígios sua assinatura traz nesta empreitada?

Fazer moda é criar peças que vão além do vestir. Procuro sair do óbvio e trazer ricos elementos que possam envolver as pessoas em uma atmosfera lúdica e carregada de significados. De uma maneira natural, surgiu a ideia de eleger musas como tema de cada coleção atemporal. E para que toda a minha equipe possa participar dessa viagem no tempo, nessa coleção trouxemos a professora de história da moda Beth Venzon para esmiuçar as características dessa época. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comJuventude Futsal vai disputar a Liga Nacional de 2017 https://t.co/95xyGkxJGH #pioneirohá 10 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFicar apenas no aeroporto revela falta de sensibilidade de Michel Temer https://t.co/nc5yEaSGn3 #pioneirohá 10 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros