Sábado será de livros na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

Literatura23/09/2016 | 08h02Atualizada em 23/09/2016 | 08h02

Sábado será de livros na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul

Livreiros promovem Primavera dos Livros, com distribuição gratuita de 5 mil exemplares

Sábado será de livros na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul Roni Rigon/Agencia RBS
Edicarlos Nardelli, do Sebo Só Ler, organiza parte do material que será doado no centro da cidade neste sábado Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Neste sábado, os livros voltam à Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul. Uma semana antes do início da Feira do Livro "oficial" da cidade, um grupo de 12 livrarias e editoras realiza a Primavera dos Livros, evento que, das 10h às 14h, distribuirá mais de 5 mil obras, gratuitamente, na principal praça caxiense. O objetivo é marcar a abertura da Feira dos Livreiros, programação paralela promovida pela Associação dos Livreiros de Caxias (Alca) — e também a posição da entidade, contrária à transferência do principal evento literário da cidade para a antiga Estação Férrea e Praça das Feiras.

— Todas as pessoas que passarem pela Praça Dante vão sair de lá com pelo menos um bom livro — promete o presidente da Alca, Cristiano Bartz Gomes.

Leia também:
Show de Tiago Abravanel em Caxias é cancelado
Patrícia Vianna e Lucio Yanel apresentam "Sudamerica" domingo, em Caxias
Banda Southern lança primeiro CD nesta sexta, em Caxias

As obras que serão doadas vêm principalmente do acervo das livrarias, mas há também quem investiu na compra de livros para distribuir. É o caso da Só Ler, que adquiriu 3,2 mil exemplares, entre obras de literatura, filosofia, espírita, direito e outras áreas, para levar à praça. Um sinal de que o número total de obras presenteadas à população poderá ser bem maior do que os 5 mil inicialmente previstos.

— É uma forma de protestar, porque na Estação, não vai vender. O projeto da prefeitura prevê reunir ali vários eventos no final de semana, mas o público que eles vão trazer não é necessariamente o que compra livros — diz Edicarlos Nardelli, gerente da Só Ler, que pela primeira vez em dez anos optou por não participar da Feira do Livro municipal.

Uma quinzena de autores locais também se aliou à ideia. O escritor Pedro Guerra, um dos que capitanearam a ação entre os escritores, ao lado de Natalia Polesso, conta que eles farão a distribuição de seus livros de graça no Centro por volta das 12h30min deste sábado.

A distribuição dos livros é apenas a primeira de uma série de atividades que ocorrem até o dia 15 de outubro. Nesse período, os 12 participantes venderão seus livros, nas próprias livrarias, com desconto mínimo de 20%, podendo chegar até a 80%. 

— Serão mais de 600 mil livros com descontos, vai ter para todos os bolsos — completa Gomes, acrescentando que a iniciativa visa a atender ao público que gosta de literatura mas sentiu-se insatisfeito com a mudança de local da feira.

A programação incluirá, ainda, bate-papos, sessões de autógrafos e palestras, também nas livrarias, que serão anunciados diariamente na página da Alca no Facebook. 

Agende-se
O que:
Primavera dos Livros, com distribuição gratuita de livros
Quando: neste sábado, das 10h às 14h
Onde: na Praça Dante Alighieri, no centro de Caxias do Sul

O que: Feira dos Livreiros, com participação de 12 livrarias e editoras que não estarão na Feira oficial; descontos de 20% a 80% nos livros e diversas atividades
Quando: deste sábado, dia 24 de setembro, até 15 de outubro
Onde: nas livrarias e editoras participantes (Belas-Letras, Alan Kardec, O Colecionador, Correa, Do Arco da Velha, Fogaça, Maneco, Nobel, Mercado de Ideias, Paulus, Rossi e Sebo Só Ler)

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comRecreio da Juventude é mais uma vez campeão gaúcho de handebol adulto masculino https://t.co/zDZuJrOX7b #pioneirohá 12 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFarrapos é hexampeão do Circuito Gaúcho de Rugby Sevens https://t.co/zXMLLEQV5l #pioneirohá 12 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros