Sociedade: quer saber mais sobre o médico ginecologista Ivanir Tomazzoni? - Colunas do João Pulita - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

SOCIAL10/11/2020 | 06h10Atualizada em 10/11/2020 | 06h10

Sociedade: quer saber mais sobre o médico ginecologista Ivanir Tomazzoni?

Confira, também, outras fotos da coluna social desta terça-feira!

Sociedade: quer saber mais sobre o médico ginecologista Ivanir Tomazzoni? Juliano Vicenzi / Divulgação/Divulgação
Foto: Juliano Vicenzi / Divulgação / Divulgação

Para ser cada vez melhor!

Nesta terça-feira, apresentamos uma conversa pautada no otimismo com o médico caxiense Ivanir Roque Tomazzoni, filho de Clemente Tomazzoni e Gema Ceconello Tomazzoni (in memoriam). Casado com Ana Michelon Tomazzoni, com quem tem três filhos: Lucas, Luciana e Júlia. Nascido sob a égide do signo de Leão, Tomazzoni é formado pela UFPEL, especializado em ginecologia e obstetrícia no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. Atuando há quase quarenta anos na área da saúde e sempre buscando inovações, realiza consultas, exame de histeroscopia, cirurgias ginecológicas e, recentemente incorporou ao seu trabalho o laser na área de ginecologia, voltado à recuperação funcional e estética da região íntima feminina. Veja mais o que sabe nosso entrevistado!

O que tem sabor de infância? Estar sempre em atividade com amigos e familiares.

Ao lado de quem gostaria de ter sentado na época da escola? Ayrton Senna.

Traço marcante na sua personalidade? Honestidade.

Melhor invenção do homem: Fogo. É o item básico da nossa sobrevivência. Ele nos permitiu grande evolução e permanece, até hoje, indispensável. Com o fogo temos comida saudável, diminuindo transmissão de doenças, água potável quando fervida, e transformamos matérias em infinitas possibilidades.

Com que mensagem encara o mundo? Todos os seres humanos deveriam ter comida, abrigo, educação e oportunidade para crescer e desenvolver a sua melhor versão. Porém, fazê-lo de forma respeitável com os outros e sendo merecedor; sou contra o paternalismo exagerado.

O que é bom da vida? Ter saúde física e mental, viver com toda a intensidade, aproveitando as oportunidades apresentadas, sabendo desfrutar da felicidade.

O que gostaria de ter sabido antes? Das consequências desagradáveis que uma escolha equivocada na vida possa causar no futuro; algo quase impossível. Então, saber como aprender a partir dos erros cometidos.

Frase máxima: dar sempre o melhor de si. A vida deve ser vivida da melhor forma possível dentro da sua capacidade. Assim, podemos encontrar cada vez mais momentos de felicidade.

O que considera essencial para sobreviver? Dar sempre o meu melhor, respeitando o meu semelhante e a natureza.

O que mais respeita no ser humano? A bondade.

Qual a passagem mais importante da sua biografia e que título teria se fosse uma obra? São mais de milhares de momentos importantes. A cada parto que realizo dentro da minha profissão, tenho o prazer de viver grandes emoções e compartilhar com os pais a alegria do nascimento de seus filhos. Assim, meu título seria Sentir emoções e vivenciar a felicidade.

Se tivesse vindo ao mundo com uma legenda ou bula, o que conteria nela? Um homem que nasceu dentro de uma família muito boa, com lindas lembranças, acompanhado de amigos que me trazem vivências agradáveis, que teve uma formação profissional ótima e que é grato pela vida por todas essas oportunidades.

Um hábito que não abre mão? Trabalhar com as pessoas e com a natureza. Tenho uma horta em casa que adoro cultivar e usufruir de seus frutos saudáveis.

Um beijo, um abraço e um aperto de mão para quem? Um beijo para minha família, um abraço para meus amigos e um aperto de mão para todos.

Quais têm sido os grandes desafios da medicina nos dias atuais? Acompanhar a evolução da tecnologia e trabalhar com ela, sempre tendo em conta que ela nunca deve substituir ou atrapalhar o relacionamento médico-paciente. O paciente deve ser tratado com respeito, dignidade e sensibilidade, para que juntos possamos trazer mais saúde e qualidade de vida.

Por que optou pela área da ginecologia e obstetrícia? Primeiro porque minha mãe teve um parto muito difícil comigo (nasci com apresentação em face). Ela deve ter sofrido muito nesse momento, então quis ajudar as mulheres a diminuírem seu sofrimento nesse processo, dando o melhor de mim. Segundo porque, quando nasceu meu irmão, eu gostaria de ter assistido o parto, mas não era permitido. Naquele momento foi quando decidi que um dia seria eu quem faria partos.

Quais são os maiores avanços no seu segmento? Na linha de trabalho atual, o laser estético e funcional em ginecologia tem sido um dos maiores avanços. Estamos tendo resultados expressivos e que têm trazido benefícios à vida de muitas mulheres em relação a distúrbios urinários e sexuais.

De que forma considera que o mundo será impactado pós pandemia COVID-19? Desastres, guerras e pandemias sempre existiram e sempre existirão, mas o ser humano é extraordinário. Ele tem a capacidade de se adaptar, se renovar e se ajustar para sobreviver. Estamos em constante evolução e os desafios nos conduzem ao sucesso e ao desenvolvimento.

Como concilia a vida profissional e pessoal? Talvez isso tenha sido uma das coisas mais difíceis de conquistar. A exigência da profissão pode causar prejuízos dentro da vida pessoal, nos relacionamentos com a família e amigos. Mas, atualmente, consegui encontrar um bom equilíbrio. Temos que estabelecer limites, horários, respeitando a saúde física e mental para também conseguir oferecer aos outros o nosso melhor.

Um conselho para quem deseja ingressar na profissão: Em qualquer profissão, você tem que fazer aquilo que mais gosta, dessa forma nada é tão difícil e você vai encontrar prazer e gratificação.

Um projeto para o futuro: há quatro anos estou me dedicando a realizar o laser em ginecologia para trazer resultados funcionais e estéticos às mulheres. Estou buscando adquirir cada vez mais conhecimento na área e alcançando espaço para atingir mais mulheres, a fim de lhes trazer mais qualidade de vida, seja na redução das queixas sexuais, na incidência de infecções urinárias e incontinência miccional; distúrbios que ocorrem em mulheres de qualquer idade, mas principalmente nas que estão próximas à menopausa ou que já passaram dessa fase. O laser também pode trazer auxílio a mulheres com patologias como câncer ginecológico, nas quais não se pode fazer reposição hormonal, ou simplesmente, àquelas que desejam melhorar a sua estética genital.

Que músicas não saem da sua playlist? Não tenho nenhuma música específica. Tenho várias que adoro, depende de cada momento. Tenho músicas para dançar, para aliviar tensões, as de som ambiente para consultório, tudo depende do momento.

Uma qualidade: humildade. Somos todos iguais: todos nascem, vivem (pouco ou muito) e morrem.

Um defeito: impulsividade.

Reflexão de cabeceira: refletir sobre a vida, o que posso fazer para ser cada vez melhor.

.

Tatiana Totel comemora a inauguração de sua loja de vinhos finos em São Paulo e o lançamento do e-commerce Connect VinhosFoto: Vanessa Fortes Tonietto / Divulgação

Adega

Conhecida integrante da Confraria do Champagne da Serra Gaúcha, Tatiana Totel acaba de lançar um e-commerce especializado em vinhos, com loja física situada na Vila Mariana, em São Paulo. Por lá, ela apresenta uma seleção exclusiva de rótulos brasileiros,  e no portfólio encontram-se desde vinhos clássicos, ícones a boas descobertas de pequenos produtores. O propósito de Tatiana é descomplicar o consumo da bebida. Nos últimos quatro anos, ela residiu em Caxias do Sul, onde deu início a uma trajetória de estudos e visitas às vinícolas da região, degustando o que há de melhor do produto. Em dezembro de 2019, transferiu-se para a capital paulista, quando concluiu sua formação pela Associação Brasileira de Sommeliers, e vislumbrou um excelente potencial para colocar um antigo sonho em prática. Foi assim que nasceu a Connect Vinhos.

Clique e confira outras edições da coluna social de João Pulita

Felipe Tondo Pereira, Joaquim Daros Pereira e Verônica Daros, domingo, quando Felipe e Veronica batizavam o príncipe JoaquimFoto: Melisa Boz / Divulgação
Lucas Tormen, Isabelle Pavan Tormen e Bruna Pavan, juntos, nas bênçãos de batismo de Isabelle, ocorrido no sábadoFoto: Melisa Boz / Divulgação
Eduardo Santiago, Cecília Ortiz Santiago e Michele Ortiz Santiago, semana passada, para celebrar a chegada do primeiro aninho de CecíliaFoto: Melisa Boz / Divulgação

Pódio

O atleta de voo livre, o caxiense André Lucena, conhecido pelo apelido “Socó”, radicado em Canela, voltou a brilhar no último domingo. Durante a última etapa do Campeonato Gaúcho de Asa Delta, realizado em Sapiranga, no Morro Ferrabraz, Lucena conquistou o título de Campeão Gaúcho de 2020.

Felipe Guelfi é o protagonista de uma live, hoje, às 19h30min, sobre e-commerce, nas redes sociais do Sindilojas CaxiasFoto: Rafael Sartor / Divulgação

Energia

Bruna Chites, filha de Sirineu e Luciana Chites, vai celebrar o seu amor por Paulo Júnior, filho de Bibiana Leite. A celebração contará com a presença do padrasto do noivo, Claunir Castilhos, e ocorrerá no dia 14, no templo Hare Krishna Ecovilla Govardhan. A cerimônia terá as bênçãos do Guru Manharaj e do Padre Sérgio.


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros