Sociedade: quer saber mais sobre a médica patologista Aline Caldart Tregnago? - Colunas do João Pulita - Sete Dias: agenda cultural, shows, exposições e mais
 
 

SOCIAL12/11/2020 | 06h10Atualizada em 12/11/2020 | 06h10

Sociedade: quer saber mais sobre a médica patologista Aline Caldart Tregnago?

Confira, também, outras fotos da coluna social desta quinta-feira!

Sociedade: quer saber mais sobre a médica patologista Aline Caldart Tregnago? Fabio Grison / Divulgação/Divulgação
Foto: Fabio Grison / Divulgação / Divulgação

A vocação como essência!

A caxiense Aline Caldart Tregnago, graduada em Medicina pela UCS, em 2012, com residência em patologia no A.C. Camargo Cancer Center e especialização em Patologia Oncológica. Também realizou uma subespecialização em dermatopatologia na Universidade de San Francisco, na Califórnia e, na sequência, foi bolsista como pesquisadora em Patologia do Trato Genitourinário durante um ano, no Johns Hopkins Hospital, nos Estados Unidos. Aline é professora da graduação do curso de Medicina e outros ligados a saúde na UCS, tem diversos trabalhos científicos publicados em revistas internacionais e, por isso, auxilia o corpo clínico, residentes e acadêmicos na elaboração e execução de projetos. É diretora administrativo-financeira e patologista do CPM Laboratório, fundado há mais de 30 anos pelos pais dela, Icaro João Tregnago e Marcia Caldart Tregnago. Saiba o que vai na mente desta dedicada e estudiosa médica!

O que tem sabor de infância? O grostoli do café da tarde aos domingos, na casa da avó.

Ao lado de quem gostaria de ter sentado na época da escola? Dr. Carlos Jaime Moreira, o melhor professor que já tive.

Traço marcante de sua personalidade? Empatia.

A melhor invenção da humanidade? A energia elétrica (e o sorvete de pistache).

Com que mensagem encara o mundo? A coragem é a melhor decisão.

O que é o bom da vida? Poder estar perto de quem eu amo.

Gostaria de ter sabido antes... que cuidar de si é uma atitude sábia.

Frase máxima? Um bom caráter não mudará com um título.

O que considera essencial para sobreviver? Perseverança.

O que mais respeita no ser humano? Honestidade.

Qual a passagem mais importante da tua biografia e que título teria se fosse uma obra? Minha formatura. O título seria “Autonomia”.

Se tivesse vindo ao mundo com uma legenda ou bula, o que conteria nela? Médica, professora, autodidata incansável, focada em resultados, além de mãe de cachorros. 

Um hábito que não abre mão? Estudar.

Um beijo, um abraço e um aperto de mão: um beijo para a Juçara Pante, minha fada madrinha; um abraço para a Mari Padilha, minha secretária querida, e; um aperto de mão e minha admiração ao Dr. Fernando Vivian, meu colega e mentor.

Quais têm sido os grandes desafios da medicina nos dias atuais? A atual pandemia é um dos grandes desafios. O cuidado com a saúde mental é outro tema relevante para profissionais da área médica. Além destes, o uso da inteligência artificial como um forte aliado à medicina, oportunizando a otimização de diagnósticos para o paciente e mais tempo ao médico para se destacar pelos diferenciais humanos. 

Por que optou pela área da patologia da Medicina? Minha grande inspiração é minha mãe, Marcia, que é patologista. Também lembro que, a partir do momento em que conheci mais sobre a área, fiquei fascinada com a possibilidade de fazer diagnósticos por meio da análise da morfologia e arquitetura das células e tecidos. Saber que, como patologista, mesmo trabalhando nos bastidores, o meu papel é fundamental no diagnóstico e no tratamento adequado dos pacientes é ainda mais motivador. 

Quais são os maiores avanços no segmento? A aplicação da biologia molecular, que significa conhecer a assinatura genética de cada câncer para escolher um tratamento personalizado e assertivo.

De que forma considera que o mundo será impactado pós pandemia da Covid-19? A pandemia acelerou os processos de digitalização em diversas áreas do trabalho, despertou a humanidade para a suprema importância dos cuidados com a saúde e, pela primeira vez em muito tempo, uniu a as pessoas em torno de um único inimigo comum.

Como concilia a vida profissional e pessoal? Como encontrar o equilíbrio? Com organização. No trabalho, realizo uma atividade de cada vez, com foco e responsabilidade, assim, otimizo meu tempo e consigo conciliar momentos de lazer.

Um conselho para quem deseja ingressar na profissão? Vocação é essencial.

Um projeto para o futuro? Expandir meu laboratório (e tocar violão).

Que músicas não saem da sua playlist? Dreams, de Fleetwood Mac; e Your Song, de Billy Paul.

Uma qualidade: resiliência.

Um defeito: teimosia.

Reflexão de cabeceira? Muitas vezes quando você pensa que está no fim de algo, está no início de outra coisa (Fred Rogers).

.

Antônia Rech Ranzolin, Anderson Ranzolin, Andressa Rech, Ilse Susin Ranzolin, Andressa Ranzolin e Maurício Zanatta, reunidos para celebrar a chegada dos 70 anos de IlseFoto: Denise Boff / Divulgação
As arquitetas Cátia Scherer, Carine Sisti e Carolina Zdrojewski comemoram o lançamento do espaço Trescê Interiores, no Villagio Iguatemi Foto: Teresa Silva / Divulgação

Solidariedade

Tainey Schmitt Damas, gestora da UniCesumar Caxias do Sul, está debruçada em mais um projeto social em parceria com o presidente da Ação do Bem Caxias do Sul, Maurício Estorti. A campanha propõe um Vestibular do Bem, com a doação de cestas básicas, que serão revertidas para a entidade, em troca de valores reduzidos na primeira mensalidade. A ação, não cumulativa, segue até 15 de dezembro.

Clique e confira outras edições da coluna social de João Pulita

Marcel Campeol, Martina Madalosso Campeol e Bruna Madalosso, no dia do batizado de Martina, na Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição Foto: Wellington Damin / Divulgação
O gerente comercial do Villagio Caxias, José Roberto Luppi Júnior, em recente encontro de integração Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação
O caxiense Lucas Cidade é o novo Mister Rio Grande do Sul Foto: Miguel dos Reis / Divulgação

Guapo

O modelo e empresário caxiense, Lucas Cidade, ainda comemora a conquista do título Mister Rio Grande do Sul 2021. Ele venceu a etapa estadual do concurso no dia 1º de novembro, em evento que movimentou o Canoas Parque Hotel. Por estes dias, o rapaz se prepara para a seletiva nacional do Mister Brasil 2021, que ocorrerá no dia 27 de fevereiro.


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros